Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRO MARTINS DE ASSUMPCAO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANDRO MARTINS DE ASSUMPCAO
DATA: 28/02/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 02 do Polo de Gestão
TÍTULO: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CONSULTA FARMACÊUTICA
PALAVRAS-CHAVES: CONSULTA FARMACÊUTICA, VALIDAÇÃO, VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO
PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

A alta prevalência de danos relacionados aos medicamentos, incluindo eventos adversos e inefetividade dos tratamentos, ocasiona o desperdício de recursos e impactando negativamente na saúde e qualidade de vida dos pacientes (SOUZA, 2013; SOUZA et al. 2014). Isto torna ainda mais importante a inserção do farmacêutico na equipe multiprofissional, no intuito de identificar, resolver e prevenir os problemas relacionados a farmacoterapia, melhorar os resultados em saúde e a qualidade de vida dos pacientes. O papel desse profissional junto ao paciente tem sido muito discutido (HAWES, TONG, 2015), sendo que o trabalho do farmacêutico focado em uma melhor adesão ao tratamento de doenças crônicas se mostra efetivo, e traz melhores resultados em saúde (XIN, XIA ET AL. 2015). Uma vez gestor do tratamento de um paciente, o farmacêutico se responsabiliza por recepcionar e acompanhar o paciente durante todo o tempo que for atendido, até o controle das suas condições clínicas. Durante todo esse período, ainda deve orientá-lo sobre autocuidado. Assim, ele mantém uma referência durante o cuidado, e consequentemente será mais fácil manter um acompanhamento relacionado a adesão, efetividade e segurança do seu tratamento, sempre em conjunto com o paciente e com outros profissionais, assim evita-se a necessidade de atendimentos em serviços mais complexos (BRASIL 2010; MENDES, 2010; MENDES 2011).

Este trabalho trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa com desenvolvimento, adaptação transcultural e validação de conteúdo de instrumento para avaliar a qualidade da consulta do serviço farmacêutico, dividido em fase preliminar que se dará pela realização de uma revisão sistemática sobre instrumentos de avaliação de consulta farmacêutica, fase de desenvolvimento do questionário utilizando o método Delphi e a fase de validação de conteúdo do instrumento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1334092 - FRANCILENE AMARAL DA SILVA
Interno - 2027473 - MARCELO CAVALCANTE DUARTE
Externo à Instituição - MARCOS VALERIO SANTOS DA SILVA
Externo à Instituição - WALLERI CHRISTINE TORELLI REIS
Interno - 1694328 - WELLINGTON BARROS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 20/02/2018 07:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - bemtevi1.bemtevi1 v3.5.16 -r10787-147c949b3