Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSANA DOS SANTOS COSTA
DATA: 31/08/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do DFA
TÍTULO: Metodologias ativas em eixo formativo de Residência Multiprofissional no Estado de Sergipe: percepções dos residentes
PALAVRAS-CHAVES: educação interprofissional, metodologias ativas, residência multiprofissional
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:
Trabalho qualitativo, cujo objetivo é avaliar uma proposta baseada em metodologias ativas de ensino-aprendizagem no Programa de Residência Multiprofissional. Os sujeitos da pesquisa foram residentes do Programa de Residência Multiprofissional de Saúde do Adulto e do Idoso da Universidade Federal de Sergipe. Os dados foram coletados por meio da técnica de grupo focal antes e depois da intervenção (realização da proposta de ensino com metodologias ativas) em sessões grupais que foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, que busca a construção de um pensamento coletivo com base em contribuições individuais dos participantes das sessões sobre determinado tema. Surgiram três temas do material analisado: O Ensino Interprofissional na Residência, Prática profissional e ensino, Aplicabilidade das metodologias ativas no contexto da Residência. Os residentes evidenciaram insatisfação com o método tradicional de ensino, no entanto apresentam certa “estranheza” com métodos alternativos como a metodologia ativa. Essa pesquisa possibilitou a compreensão e perspectivas que os sujeitos envolvidos tem quanto à sua formação profissional no contexto da interprofissionalidade e, corroborando com outros trabalhos, como as metodologias ativas podem potencializar o processo formativo desses profissionais.