Banca de QUALIFICAÇÃO: IURI FERNANDO OLIVEIRA SANTOS

DISCENTE: IURI FERNANDO OLIVEIRA SANTOS
DATA: 18/12/2013
LOCAL: A definir
TÍTULO: Avaliação da relação entre o uso de Cannabis Sativa e possíveis alterações de parâmetros laboratoriais hepáticos, renais, hematológicos e urinários.
PALAVRAS-CHAVES: Cannabis sativa, maconha, parâmetros laboratoriais, interferentes.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

A Cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha, é um planta cujos primeiros relatos de uso como erva medicinal surgiram na primeira enciclopédia chinesa no ano de 2737 a.C.No fim do século XVIII as propriedades psicoativas da maconha começaram a ser descritas na literatura o que levou a descoberta, na metade do século XX, do seu principal constituinte psicoativo, o D9-Tetrahidrocanabinol (D9-THC).Nos anos 90a descoberta dos receptorescanabinóidesCB1 e CB2 e dos seus ligantes endógenos propiciaram uma maior elucidação do funcionamento do sistema endocanabinóide, assim como, os efeitos causados pelo uso da maconha. Hoje se sabe que os receptores canabinóides estão presentes em diversas regiões importantes tanto no Sistema Nervoso Central como na periferia, e assim controlam diversos processos fisiológicas, fazendo com que o uso da maconha interfira nesses sistemas.Através da realização de exames laboratoriais de rotina, as alterações causados de sistemas fisiológicos no corpopodem ser detectados. O estudo avaliará a possível interferência em parâmetros laboratoriais hepáticos, renais, hematológicos e urinários causada pelo uso crônico de maconha em estudantes da Universidade Federal de Sergipe.Os indivíduos avaliados na pesquisa serão divididos em quatro grupos sendo um grupo de usuários crônicos de maconha, um grupo de usuários de maconha e álcool, um grupo de usuários de álcool e um grupo de indivíduos sem uso de álcool e maconha.

Presidente - 1686576 - FERNANDO JOSE MALAGUENO DE SANTANA
Interno - 1467719 - LUCINDO JOSE QUINTANS JUNIOR