Banca de DEFESA: ALEX MENEZES DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEX MENEZES DE CARVALHO
DATA: 06/09/2018
LOCAL: Auditório CCSA II
TÍTULO: ASCENSÃO PROFISSIONAL NO JORNALISMO: REDES DE RELAÇÕES PESSOAIS, INVESTIMENTO NA CARREIRA E INSERÇÕES POLÍTICAS NA IMPRENSA EM SERGIPE.
PALAVRAS-CHAVES: jornalismo; carreira profissional; recursos; redes de relações pessoais;
ÁREA: Sociologia

Esta tese busca analisar as regras e as condições sociais, institucionais e políticas para a inserção e a atuação profissional no jornalismo. Trata-se, mais especificamente, de identificar as credenciais, as competências e os demais recursos sociais que pautam a entrada e o crescimento posicional no jornalismo e de entender qual a importância do investimento profissional na própria imprensa e da inserção em outros espaços para a obtenção de tais recursos. Para tanto, fez-se necessária a análise das carreiras dos jornalistas, do conjunto de suas atuações na imprensa e também de suas inserções em esferas diversas, e de como elas possibilitaram a aquisição de recursos passíveis de serem convertidos em melhores colocações no jornalismo. O universo empírico que serviu de base para esta investigação corresponde a um conjunto de jornalistas que ocupam posições elevadas na imprensa do estado de Sergipe. Foram considerados tanto jornalistas que atualmente ocupam cargos de direção jornalística em jornais impressos e emissoras de TV, como também outros jornalistas que já ocuparam esses postos recentemente. Com relação às suas subdivisões, esta tese está estruturada em três momentos. Primeiramente, são analisadas as condições sócio-históricas da constituição do jornalismo e da atividade jornalística no Brasil. Para tanto, nos centramos nos itinerários profissionais de alguns personagens que se consagraram ao jornalismo em períodos distintos, mas também nos processos de constituição da imprensa em Sergipe e em algumas outras partes do país. Num segundo momento, tratamos da institucionalização do jornalismo, ou melhor, do processo de transformação da atividade jornalística em uma profissão dotada de regras institucionais definidas. Os principais recursos analíticos para esse segundo momento são referências bibliográficas tratando do assunto em diversas regiões acrescidas de documentos e leis que nos forneceram dados a respeito desse processo no Brasil e, mais especificamente, em Sergipe. Por fim, na última etapa nos dedicamos a traçar os padrões e/ou modalidades de entrada e ascensão no jornalismo deste estado. Nessa etapa, buscamos identificar as competências e os principais recursos sociais que definem a ocupação de posições destacadas nesse universo profissional, e também compreender as combinações de recursos mais efetivas para a atuação neste espaço. Ao longo desta tese, nos empenhamos em demonstrar que as possibilidades de ascensão posicional no jornalismo em Sergipe estão especialmente vinculadas à mobilização dos recursos arrecadados no investimento profissional na própria imprensa, tais como as redes de relações pessoais e certas competências desenvolvidas pela atuação nesse espaço. Ou melhor, sem desprezar uma análise das origens sociais e das titulações escolares dos jornalistas considerados, entendemos que os recursos ligados ao desenvolvimento de uma carreira no jornalismo são determinantes para a ascensão profissional no espaço da imprensa em Sergipe e que as redes de contatos e/ou vinculações tecidas dentro e até “fora” da imprensa (espaço político, por exemplo) agem diretamente como fator de diferenciação profissional nesse espaço. Enfim, o foco central desta tese é demonstrar que as redes de relações pessoais tecidas, que as competências e as experiências acumuladas pelo exercício do próprio jornalismo e que outros recursos acumulados em diversas inserções desempenham papel importante na entrada, no exercício profissional e no desenvolvimento de carreiras na imprensa.

Presidente - 1523397 - FERNANDA RIOS PETRARCA
Interno - 2359639 - IVAN FONTES BARBOSA