A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: IGUARACI SANTOS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IGUARACI SANTOS DA SILVA
DATA: 26/04/2023
HORA: 09:00
LOCAL: SALA 03 DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
TÍTULO: DOS TRILHOS AO PORTO: AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DA PAISAGEM NOS MUNICÍPIOS BAIANOS DE CAETITÉ E ILHÉUS
PALAVRAS-CHAVES: Infraestrutura logística; Modais de transporte; Metamorfoses espaciais; Conflitos socioambientais; Bahia
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
SUBÁREA: Geografia Física
ESPECIALIDADE: Geomorfologia
RESUMO:

Alguns Estados da República Federativa do Brasil têm passado por instabilidade econômica, fato que os tem motivados a buscarem novos rumos que os possibilitem a saírem dessa situação, assim, vislumbram em investimentos de infraestrutura logística (construção de rodovias, ferrovias, aeroportos, portos etc.) como uma forma de viabilizar o seu potencial econômico regional e até mesmo mundial. Nesse contexto, cita-se o Estado da Bahia que por meio das construções dos empreendimentos Porto Sul e da Ferrovia Oeste-Leste, tem apostado na melhoria dos modais de transportes que objetivam potencializar o escoamento de mercadorias (grãos e minérios) das Macrorregiões Centro-Sul e Sul Baiano. Nesta perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo principal analisar as novas configurações da paisagem no Centro-Sul e Sul da Bahia provenientes das obras estruturantes dos modais de transportes - Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e do Complexo Intermodal Porto Sul (CLIPS), utilizados no escoamento dos produtos advindos do agronegócio e das atividades mineradoras. No desenvolvimento da pesquisa será adotado o método hipotético-dedutivo seguindo os delineamentos da pesquisa aplicada, quantitativa e qualitativa associado ao modelo teórico GTP – Geossistema/Território/Paisagem, cuja abordagem possibilitará a análise integrada da paisagem em seus diversos aspectos. Os procedimentos investigatórios serão conduzidos em três etapas distintas: levantamento bibliográfico e de documentos cartográficos e outros registros, trabalho de gabinete com análise laboratorial e trabalho de campo com registro fotográfico. Este estudo apresenta uma justificativa social pela relevância que os modais ferroviários e marítimos representam na reconfiguração das paisagens em municípios baianos, dadas as possibilidades do desenvolvimento econômico e conflitos socioambientais advindos da implantação desses modais. Espera-se que os resultados da


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 426626 - HELIO MARIO DE ARAUJO
Externo à Instituição - HELENO DOS SANTOS MACEDO
Externo à Instituição - CARLA NORMA CORREIA DOS SANTOS

Notícia cadastrada em: 12/04/2023 15:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua1.bigua1 v3.5.16 -r19142-da426f1ea9