Banca de QUALIFICAÇÃO: ADSSON ANDRÉ DA SILVA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADSSON ANDRÉ DA SILVA GOMES
DATA: 26/04/2023
LOCAL: SALA 03 DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
TÍTULO: INTERFERÊNCIAS DA APROPRIAÇÃO DO RELEVO NA DINÂMICA GEOMORFOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA – AL
PALAVRAS-CHAVES: Vulnerabilidade do relevo; Geomorfologia urbana; Unidades de paisagem; Arapiraca.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
SUBÁREA: Geografia Física
ESPECIALIDADE: Geomorfologia

Sabe-se que feições geomorfológicas podem ser modeladas por meio da construção de taludes, aterros, cortes, e essas interferências podem agravar possíveis fragilidades, desestabilizando a dinâmica dos processos naturais. Outro aspecto importante, é a vulnerabilidade social a riscos ambientais devido a renda familiar e a infraestrutura existente, isso porque a ausência de infraestrutura básica muitas vezes não é incorporada aos loteamentos destinados aos grupos sociais de baixa renda, originando, assim, problemas de desabamento, deslizamento, alagamento, erosões urbanas. Dessa forma, é possível destacar que impactos vinculados ao ambiente urbano estão diretamente ou indiretamente ligados à forma de apropriação e ocupação do relevo. É dentro deste contexto que está inserida esta pesquisa, propondo analisar como as diferentes formas de ocupação e uso vem interferindo nos aspectos ambientais das unidades de relevo do município de Arapiraca - AL e como essa relação tem formado ambientes de vulnerabilidade/estabilidade socioambiental. O município de Arapiraca é o segundo mais populoso no estado de Alagoas e nas últimas décadas vem se configurando como o segundo centro urbano do Estado, atrás, apenas, da capital Maceió. Os interesses na produção do espaço urbano em Arapiraca vêm demandando preocupações de cunho ambiental, visto que a ocupação dos seus espaços vem crescendo de forma acelerada com finalidades industriais, imobiliárias e agrícolas. Para alcançar o objetivo principal, será necessário identificar os principais aspectos naturais (geologia, geomorfologia, cobertura vegetal e solos) e a suas influências na configuração socioespacial, através de técnicas de geoprocessamento (mapeamento e banco de dados), e os fatores antrópicos que provocam mudanças sensíveis nas unidades de relevo de Arapiraca/AL; Estabelecer o índice de sustentabilidade, através de indicadores expressos pelo censo demográfico do IBGE em 2010 e 2022; e, por fim, avaliar o contexto de avanço ou retrocesso da sustentabilidade de acordo com a metodologia de Calório (1997). Assim, com a continuidade e desenvolvimento da pesquisa, espera-se estabelecer a correlação entre os fatores físico-naturais e o histórico de ocupação do relevo para a geração de vulnerabilidades/estabilidades ambientais nas unidades de relevo de Arapiraca conforme Crepani (2001, 2008), para quantificar o grau de interferência do relevo no município.

Presidente - 426626 - HELIO MARIO DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1583100 - RENATA NUNES AZAMBUJA
Externo à Instituição - HELENO DOS SANTOS MACEDO

Notícia cadastrada em: 12/04/2023 15:37