Banca de DEFESA: LUCAS FEITOSA DOS SANTOS

DISCENTE: LUCAS FEITOSA DOS SANTOS
DATA: 24/08/2022
LOCAL: Auditório do PPGEO
TÍTULO: AS CONTRADIÇÕES DO ESPAÇO RURAL DO MUNICÍPIO DE JAPARATUBA/SE: DA PRODUÇÃO DE COMMODITIES AOS ALIMENTOS AGROECOLÓGICOS
PALAVRAS-CHAVES: Agroecologia; Agricultura familiar camponesa; Produção de alimentos; Agronegócio.
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Agrária

A agricultura brasileira é enfatizada pelo setor do agronegócio e da bancada ruralista no congresso como geradora de lucro e de desenvolvimento para a economia nacional. O seu valor de troca está relacionado, sobretudo, quando destinada à produção de commodities para o mercado externo, cotada nas bolsas de valores e em detrimento da produção de alimentos saudáveis destinados ao consumo humano. A partir da década de 1960 com o desenvolvimento da agricultura alicerçada no paradigma da Revolução Verde, incentivada por políticas públicas e financiamentos disponibilizados pelo Estado, ocorreram transformações mais aceleradas no espaço rural, assim como, contribuiu para a concentração de terras, de riquezas e de poder. À medida que avança o monocultivo de diferentes produtos (cana-de-açúcar, soja, milho), eleva-se o uso de agrotóxicos e sementes geneticamente modificadas e, em contrapartida, reduzem-se as áreas de produção de alimentos para o abastecimento interno, acentuando as problemáticas sociais e ambientais no campo com a expansão da agricultura comercial-convencional-industrial e/ou Agronegócio. Em contraposição ao modelo convencional-conservador de desenvolvimento da agricultura, emerge o paradigma da produção agroecológica baseada numa agricultura sustentável que visa o cultivo de alimentos saudáveis e sem a utilização de agrotóxicos, praticada pelos agricultores familiares camponeses organizados em entidades como a Via Campesina, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra — MST, Movimentos dos Pequenos Agricultores — MPA, Movimento Camponês Popular- MCP entre outros. Os movimentos sociais, acadêmicos e setores da sociedade civil defendem a produção agroecológica e ressaltam a importância da Segurança e da Soberania Alimentar dos povos para decidirem o que, onde e como produzir, criando alternativas ao sistema agroalimentar corporativo. Esta pesquisa se caracteriza como de abordagem qualitativa e, para o seu desenvolvimento, foram utilizadas referências como os livros, teses, dissertações e artigos que abordam a temática estudada. Paralelamente a revisão bibliográfica, realizou-se levantamento de informações e visitas de campo para as comunidades rurais na qual foram realizadas entrevistas com os agricultores familiares camponeses. A coleta de dados secundários foi extraída dos Censos Agropecuários de 2006 e 2017 e da Pesquisa Agrícola Municipal — PAM realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — IBGE. Buscamos, por meio do território como categoria de análise geográfica, compreender as múltiplas dimensões, a produção dos elementos materiais e imateriais de reprodução dos sujeitos sociais estudados. Esta pesquisa também discute a produção agroecológica de alimentos no município de Japaratuba/SE, localizado no Território Leste Sergipano, as contradições, desafios e perspectivas para o cultivo de alimentos saudáveis, sem uso de agrotóxicos como estratégias de reprodução social e econômica dos agricultores familiares camponeses em contraposição ao avanço do modelo agroexportador de commodities da cana-de-açúcar, territorializado no recorte espacial estudado desde o período colonial.

Presidente - 3352056 - SONIA DE SOUZA MENDONCA MENEZES
Interno - 127.526.146-91 - MARIA AUGUSTA MUNDIM VARGAS
Externo à Instituição - FLAMARION DUTRA ALVES

Notícia cadastrada em: 29/07/2022 16:04