Banca de QUALIFICAÇÃO: HANDRESHA DA ROCHA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HANDRESHA DA ROCHA SANTOS
DATA: 31/03/2022
LOCAL: Por VIDEOCONFERÊNCIA (Portaria nº 247 de março de 2020)
TÍTULO: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na perspectiva do desenvolvimento rural no estado de Sergipe: efeitos, alcance e contradições.
PALAVRAS-CHAVES: Programa Nacional de Alimentação Escolar, Agricultura familiar, políticas públicas, desenvolvimento rural, Estado.
ÁREA: Geografia

O desenvolvimento regional tem se tornado um dos métodos de se considerar as formas de atuação do Estado e dos atores locais na promoção de políticas de desenvolvimento e combate à pobreza no Brasil. Assim este trabalho traz a discussão sobre as estratégias de desenvolvimento rural no Brasil através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) um programa que apoia o desenvolvimento sustentável considerando a abordagem regional, local. O PNAE é uma política pública redistributiva de grande relevância no Brasil pois atende os alunos da Educação Básica com uma alimentação equilibrada. Ademais, os benefícios nos níveis social, econômico e cultural são visíveis, porquanto privilegia os pequenos produtores e comunidades tradicionais no fornecimento dos alimentos, amplia economicamente esse viés da agricultura, respeita as produções típicas das regiões e contribui para a conscientização de um consumo equilibrado com vistas à sustentabilidade, diminuindo também o desperdício em toda a cadeia produtiva até a chegada dos produtos ao consumidor. É uma iniciativa que deve ser explanada e orientada no sentido de incrementar as diretrizes dessa política pública de forma a atender melhor os pequenos agricultores. Em termos metodológico, a pesquisa é de cunho qualitativa, assim foi utilizado como procedimento a análise documental, utilizando-se da leitura e análise de livros, teses, dissertações e artigos que abordam sobre a temática estudada, bem como coleta de dados secundários extraídos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Ministério da Educação (MEC), Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEAGRI) buscando explicar a razão e motivo das coisas, o método escolhido é o método empírico/analítico, onde será feita a análise estatística e do discurso, levantamento bibliográfico, estado da arte, observação documental, trabalho de campo e mapeamento. Numa análise da produção do espaço e interação homem natureza a partir da mercadoria onde nessa lógica o espaço se modifica devido a lógica capitalista podemos afirmar que o Nordeste sempre serviu ao capital por isso a importância das políticas públicas mediadas pelo Estado como um idealizante para resolver um problema socioespacial. Portanto, destaca se o papel do Estado como gestor de projetos e estratégias socioeconômicas no espaço agrário efetivadas nas políticas públicas. Destarte o trabalho aborda a importância dos programas institucionais em especial o PNAE como fomento para organização social e produtiva para a agricultura familiar, possibilitando sua recriação e empoderamento. Dentre os enfoques no momento estão os principais fatores que determinaram o processo de institucionalização do PNAE no Brasil, o esforço desse trabalho consistiu em caracterizar as dinâmicas que influenciaram na trajetória dessa política pública, com ênfase em sua formalização normativa, seus pontos de discussões, sua inserção na agenda e na estrutura oficial de governo, seus indicadores de implementação e seus mecanismos de coordenação institucional, considerando a sua relevância e os novos horizontes das compras institucionais.

Interno - 2194763 - DEAN LEE HANSEN
Externo à Instituição - EMANOEL MÁRCIO NUNES
Externo à Instituição - FERNANDA VIANA DE ALCANTARA
Presidente - 1001489 - JOSE ELOIZIO DA COSTA