Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA ALMEIDA ROCHA

DISCENTE: MARIANA ALMEIDA ROCHA
DATA: 15/03/2022
LOCAL: Por VIDEOCONFERÊNCIA (Portaria Nº 247, de março de 2020)
TÍTULO: ANÁLISE DA MORFODINÂMICA DO AMBIENTE PRAIAL DO LITORAL NORTE DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Morfodinâmica, Ambiente praial, Indicadores de erosão costeira, Sistema de Modelagem Costeira, Litoral Norte de Sergipe.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
SUBÁREA: Geografia Física
ESPECIALIDADE: Geomorfologia

A zona costeira caracteriza-se por apresentar elevada dinamicidade, tendo em vista situar-se na interface continental e marinha. O ambiente praial em particular encontra-se sujeito a alterações de curto lapso temporal devido a ação de processos naturais e/ou de intervenções antropogênicas. O estudo proposto objetiva analisar a morfodinâmica do ambiente praial dos municípios do Litoral Norte de Sergipe como subsídio à gestão costeira, no período de 1992 a 2021. Como método foi adotado a abordagem sistêmica, e a paisagem foi escolhida como categoria de análise geográfica. Os procedimentos metodológicos apoiam-se no uso de sistemas de informações geográficas (SIG), com a aplicação de técnicas de geoprocessamento e interpretação de produtos de sensoriamento remoto. A análise multitemporal de imagens de satélite dos anos de 1992, 2004 e 2021 possibilitará compreender a dinâmica de médio prazo da linha de costa; as campanhas a campo darão suporte para a análise de curto prazo a partir do registro das características da praia, das feições do ambiente praial e observação de indicadores de erosão, progradação e estabilidade, conforme definidos por Souza et al. (2005), devendo ser realizadas no inverno e no verão. A execução de sobrevoos da área com Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) permitirá registrar aspectos da faixa praial. Como suporte metodológico será utilizado também o Sistema de Modelagem Costeira (SMC – Brasil) através do modelo PETRA, para prever a evolução morfológica de perfis de praia de curto prazo, visando entender as repercussões no ambiente praial se este for submetido à ação eventos meteorológicos excepcionais. As correlações entre a dinâmica comandada por processos naturais em interação com as intervenções antrópicas na área de estudo, poderão evidenciar os setores com tendências a erosão, progradação e estabilidade, oferecendo assim subsídios à gestão costeira integrada desses municípios.

Presidente - 1820116 - NEISE MARE DE SOUZA ALVES
Externo ao Programa - 2691242 - TAIS KALIL RODRIGUES
Externo à Instituição - ANDRÉ LUIZ CARVALHO DA SILVA

Notícia cadastrada em: 01/03/2022 10:26