Banca de DEFESA: VERÔNICA FERRAZ DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VERÔNICA FERRAZ DE OLIVEIRA
DATA: 17/05/2018
LOCAL: AUDITÓRIO DE PÓS - GRADUAÇÃO - DIDÁTICA II
TÍTULO: A mobilidade da força de trabalho no centro da relação campo-cidade e a produção do espaço geográfico no município de Vitória da Conquista-BA
PALAVRAS-CHAVES: Relação campo-cidade. Mobilidade da força de Trabalho. Produção do espaço.
ÁREA: Geografia

Este estudo discute a relação campo-cidade e a produção do espaço, apresentando como base fundante a centralidade da força de trabalho, e sustentação empírica o município de Vitória da Conquista-BA. Portanto, o estudo tem como o objetivo analisar as vinculações do rural com o urbano e a produção do espaço, fundando-se na mobilidade da força de trabalho, neste município. O alicerce teórico discute as abordagens conceituais da relação campo cidade, os conceitos e a evolução histórica do trabalho, preenchida por suas diferentes fases, bem como as concepções e historicidade das migrações, deslocamentos e mobilidades humanas, no intuito de responder a questionamentos acerca da relação do rural com o urbano. Quanto aos aspectos metodológicos, foi efetivada uma intensa revisão bibliográfica e aplicados questionários. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações diretas, nos anos de 2014 a 2018. As análises deram suporte às descobertas que vão para além dos objetivos propostos no projeto de pesquisa acerca da relação campo-cidade, pois foi realizado um amplo estudo sobre a população rurícola, para entender a ligação que ela possui com a sede do seu município. No processo de investigação, verificou-se uma articulação significativa do campo com Vitória da Conquista, por meio de vários elementos, mas a mobilidade da força do trabalho é o que mais se destaca. Constatou-se, ainda, que esse deslocamento não provoca, de forma expressiva, a perda do vínculo e da condição de homem rural. Foram identificados, também, os fixos e fluxos socioespaciais advindos do deslocamento de pessoas em função de suas atividades laborativas, bem como os fatores que contribuem para este processo. Ademais, descobriu-se a produção do espaço como procedimento intrínseco ao processo norteador da relação campo-cidade, pois o movimento que as pessoas realizam de um lugar para outro produz dialeticamente o espaço, tanto do rural quanto do urbano. Além disso, a pesquisa revelou a falta de alguns aspectos infraestruturais nas vilas, como: serviços de correios, bancos, lotéricas, hospitais, escolas, delegacia, dentre outros. Esta carência promove uma articulação intensa com a sede do município, porque as pessoas declararam que necessitam se deslocar, cotidianamente, para utilização de serviços bancários, de saúde, de educação e ainda precisam ir à cidade para fazer compras de alimentos, de roupas e de outros bens, uma vez que as vilas não possuem comércio que supra as necessidades dos produtos utilizados no dia a dia. As análises revelaram a precariedade do trabalho em que vive o homem da zona rural de Vitória da Conquista, pois os índices de trabalhadores que não possuem vínculo empregatício e direitos trabalhistas são altos. Além do mais, observou-se, também, um grau de escolaridade baixo, com indicativos surpreendentes de analfabetismo. Este fato está intimamente relacionado com as atividades que os trabalhadores rurícolas desenvolvem, quais sejam: empregadas domésticas, pedreiros, faxineiras, vigilantes, zeladores etc. Nesse sentido, confirma-se a tese de que o trabalho é uma categoria central na relação entre campo e cidade, no município de Vitória da Conquista-BA.

Externo à Instituição - ANA EMÍLIA DE QUADROS FERRAZ
Interno - 2194763 - DEAN LEE HANSEN
Externo ao Programa - 2394253 - DIANA MENDONÇA DE CARVALHO
Externo à Instituição - FERNANDA VIANA DE ALCANTARA