Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÁRIO ARTUR BARBOSA DA ROCHA
DATA: 28/02/2018
HORA: 17:00
LOCAL: Sala Prof. José Alexandre Felizola Diniz
TÍTULO: Reprodução socioespacial do campesinato no alto sertão sergipano através do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE
PALAVRAS-CHAVES: reprodução camponesa; PNAE; alto sertão sergipano
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO:
O presente projeto de pesquisa tem como objeto o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, instituído pela Lei 11.947/2009. Essa Lei, em seu artigo 14, prevê que um mínimo de 30% dos recursos da alimentação escolar, repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, devem ser destinados à compra de alimentos oriundos do setor familiar da agricultura. Desse dispositivo, extrai-se o recorte de investigação aqui proposto: buscar compreender a relação do campesinato no Alto Sertão Sergipano com o mercado institucional estabelecido pelo PNAE, considerando a série histórica compreendida entre os anos de 2011-2015. O Alto Sertão chama a atenção por apresentar uma série de contradições que emergem diante das investidas do capital. Por um lado, é influenciado pelo campesinato, no que se refere ao uso e a ocupação dos solos, ou seja, à produção do espaço agrário. Por outro, as políticas públicas nele implantadas são pensadas dentro da lógica de mercado, pondo à prova a capacidade do campesinato de permanecer enquanto modo de vida baseado em relações não capitalistas. Adotaremos enquanto metodologia a Pesquisa Participante (PP) que busca construir um saber que parte do saber do sujeito-objeto, constituído na prática solidária, contribuindo com os princípios da ciência expressando honestidade e transparência com os sujeitos construtores do conhecimento. Utilizaremos também as metodologias quantitativas e qualitativas. A metodologia qualitativa demonstra ser mais pertinente por considerarmos seu caráter essencial reunidos nas técnicas que propomos neste estudo, tais como observação, entrevista semiestruturada e questionário. A metodologia quantitativa centrada na objetividade nos auxiliará na mensuração de fenômenos através da tabulação dos dados e de suma importância na confecção dos mapas.