Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INGRID MICHELLE COELHO SAMPAIO FÉLIX
DATA: 18/12/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula Prof. José Alexandre Felizola Diniz
TÍTULO: As Marcas da Ferrovia nos limites das mediações Estado e Capital no circuito da demanda da produção e distribuição espacial.
PALAVRAS-CHAVES: Estado. Capital. Políticas Públicas. Estrada de Ferro
PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO:
A presente qualificação de Tese de Doutorado concentra-se em entender a mediação: Estado –
Capital, a partir das políticas públicas, tendo como ponto de partida o Programa de
Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Criado em 2007, o PAC tem como
objetivo a retomada do planejamento e execução de grandes obras de infraestrutura social,
urbana, logística e energética do país, com uma carteira de mais de 40 mil empreendimentos e
volume de investimentos expressivo. Caracteriza-se como um plano estratégico de resgate e
de retomada dos investimentos, público e privado em setores e obras estruturantes do país. O
momento inicial da pesquisa desdobra-se em investigar os meandros do PAC enquanto
política pública, e verificar a funcionalidade do Estado na garantia dos interesses privados,
imprescindível à acumulação de capital, no processo de reordenamento territorial, onde o
sistema ferroviário é retomado como modernizante, sendo colocado como alternativa logística
para o transporte de mercadorias, e apresentado como ruptura do paradigma do modelo de
transporte, todavia o que se tem verificado é uma fragmentação e limitação da infraestrutura
de transporte inerente a periferia do sistema internacional, que se processa via arranjos
espaciais na dinâmica da distribuição e circulação do capital na completude do ciclo total de
produção de mais valor.