Banca de QUALIFICAÇÃO: JERLANE SANTOS ABREU

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JERLANE SANTOS ABREU
DATA: 15/03/2024
LOCAL: A definir
TÍTULO: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Que corpos são possíveis em um projeto curricular, sob a égide da racionalidade neoliberal?
PALAVRAS-CHAVES: Currículo; Corpo; Gênero; Educação Física; Governamentalidade Neoliberal.

Insatisfeita com os pensamentos reacionários, com os espaços precários da Educação Física que pouco discute as relações de gênero na escola, com os currículos do nosso sistema educacional universalizantes e engessados pela égide neoliberal, além de todas as forças experimentais e utópicas que vêm me conduzindo a esse processo de doutoramento, busco engendrar questões nesta pesquisa sobre a inspiração, contemplação e disseminação de um projeto curricular que prolifere e viva a diferença. Acreditamos nas práticas curriculares da Educação Física escolar enquanto um potente campo para analisar e problematizar a manutenção das desigualdades de gênero e sexualidade na escola, para refletir sobre o funcionamento deste componente na educação do corpo, seus endereçamentos, engessamentos, assujeitamentos, subjetivações ou mesmo, suas possibilidades de novas composições de vidas possíveis. Desse modo, tencionamos uma análise que reconhece o conjunto de práticas reguladoras de vidas da lógica neoliberal, pela qual os currículos são projetados, como também, reconhecemos que sempre existirão currículos que indicam percursos de entradas e saídas para novas existências e incidências de novas possibilidades de vidas (Corazza, 2012). Diante das relações de gênero e sexualidade em junção às dinâmicas curriculares da Educação Física escolar, acreditamos que, unidas, tais temáticas de tensionamentos podem muito mais do que o que tem sido feito (Paraíso, 2018). Assim, consideramos os diversos marcadores sociais, mas tomamos gênero como um organizador central e socioeducativo das diferenças, das relações de poder, dos corpos biológicos e culturais que incluem e excluem determinados corpos, nas aulas de Educação Física. Sendo assim, buscaremos investigar suas práticas curriculares, reconhecendo a lógica neoliberal que relativiza possibilidades de ser e de vidas em detrimento de outras, ao mesmo tempo em que julga e constrói comportamentos a partir de narrativas de valores morais e éticos (Seffner, 2020). Diante desses pressupostos, a questão central dessa tese é analisar a produção de corpos em um currículo escolar de Educação Física, sob a égide da governamentalidade neoliberal. Para este processo investigativo, outras questões possíveis norteiam essa problemática central: que corpos são possíveis, diante das relações de gênero e sexualidade na dinâmica curricular da Educação Física escolar, na etapa do Ensino Fundamental? Quais discursos, presentes na área da Educação Física escolar, contribuem com as continuidades e/ou descontinuidades dos padrões normativos que se estabelecem sobre as questões de gênero e sexualidade? De que forma as práticas curriculares da Educação Física escolar têm contribuído com a manutenção ou apagamento de diferentes corpos? Como os discursos conduzem condutas, forjam, delimitam, ou mesmo incluem, para excluir a diferença? Elegemos uma composição teórico-metodológica etnográfica pós-moderna como ponto de articulação para esse estudo, tomando, como nossos focos da observação as aulas práticas e dinâmicas curriculares, a partir da imersão e inserção ao cotidiano escolar, análise de enunciados e relações corpóreas, especificamente das aulas teórico e práticas de Educação Física, bem como os espaços comuns da escola, em horários de intervalo e possíveis eventos de determinada instituição de ensino. A partir disso, problematizamos enunciados, compreendendo as práticas discursivas que são produzidas sobre a diferença nas relações de gênero e sexualidade, considerando, também, seus elementos sociais interseccionais. Os sujeitos da pesquisa são dois professores de Educação Física e seus respectivos alunos de uma Escola de Ensino Fundamental do município de São Cristóvão-SE.

Interno - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Externo ao Programa - 1936453 - CLIVIO PIMENTEL JUNIOR
Presidente - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO
Externo ao Programa - 2571785 - SANDRA RAQUEL SANTOS DE OLIVEIRA