Banca de QUALIFICAÇÃO: KEWIN LEONARDO SANTANA COSTA

DISCENTE: KEWIN LEONARDO SANTANA COSTA
DATA: 06/10/2023
LOCAL: A definir
TÍTULO: (RE)ENXERGANDO O/A NEGRO/A: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO FEMINISTA DECOLONIAL PARA A CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
PALAVRAS-CHAVES: educação antirracista; feminismo decolonial; PNLD; relações étnico-raciais; representação.

O Livro Didático (LD) desempenha um papel central na educação, norteando práticas docentes, processos de ensino-aprendizagem e regulando currículos. No entanto, não se trata de um livro comum. Ele também contribui para a construção de significados sobre as pessoas e o mundo ao nosso redor, podendo atuar na disseminação de representações depreciativas e silenciamentos. No que se refere às pessoas negras, as representações veiculadas podem ser baseadas em estereótipos e preconceitos, provocando constrangimentos e a reprodução do racismo pelos/as alunos/as. Diante disso, entende-se que o LD, assim como múltiplas dimensões das nossas vidas, é permeado pelas diferentes faces da colonialidade. Deste modo, a perspectiva decolonial se apresenta como uma possibilidade prática para o questionamento, a denúncia e a oposição à colonialidade e sua manifestação tanto em nossas vidas, quanto nos próprios livros escolares. Ademais, a partir das contribuições de feministas negras e decoloniais, torna-se possível propor discussões mais potentes e complexas, capazes de promover o questionamento crítico da ciência e das bases para a produção do conhecimento e das representações, além das nossas próprias existências enquanto sujeitos/as afetados/as pela colonialidade. Portanto, este estudo visa problematizar os modos de representar o/a negro/a e o continente africano nos conteúdos textuais e imagéticos dos Livros Didáticos de Ciências da Natureza (LDCN) aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021 a partir das contribuições das epistemologias feminista negra e decolonial. A pesquisa é documental e adota uma abordagem metodológica qualitativa, feminista negra, decolonial e de caráter descritivoexplicativo. O corpus da pesquisa é composto por duas coleções de LDCN direcionadas ao Ensino Médio, aprovadas pelo PNLD 2021 e mais utilizadas entre as escolas estaduais de Aracaju/SE. A análise das coleções de LD será realizada com o intuito de identificar e descrever se a África e os aspectos físicos, sociais, históricos e culturais dos povos africanos e afrobrasileiros são representados – e de que modos isso acontece – nos textos, imagens e exercícios dos conteúdos de Biologia presentes tanto nos LDCN, quanto nas orientações encontradas nos manuais do/a professor/a. A partir disso, serão elaboradas propostas para a potencialização das representações já existentes nos LDCN, assim como a produção de novas abordagens a respeito da África e das pessoas negras nesses conteúdos, tomando como ponto de partida a epistemologia feminista negra e decolonial.

Externo à Instituição - ANDRÉIA TEIXEIRA DOS SANTOS
Presidente - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI

Notícia cadastrada em: 02/10/2023 09:10