Banca de DEFESA: ANNELI RODRIGUES SILVA

DATA: 24/07/2023
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: GÊNEROS JORNALÍSTICOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Letramento midiático; Gêneros jornalísticos; Ensino Fundamental; Recursos didáticos; Multiletramentos.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A presente pesquisa de dissertação tem como propósito compreender a relevância dos gêneros jornalísticos como recurso didático para o letramento midiático dos alunos do Ensino Fundamental em uma ecola Pública de Aracaju/ SE.Tendo em vista que os gêneros textuais da esfera jornalística, por apresentarem um importante papel no processo de leitura e escrita, trazem consigo um destaque para seu uso como recurso didático. Procura-se verificar como os gêneros jornalísticos são utilizados e de que forma estão presentes no cotidiano escolar, de modo a contribuir no processo de letramento. A metodologia consiste em uma pesquisa de campo do tipo pesquisa-ação de abordagem qualitativa, os quais foram aplicados questionários aos alunos e entrevistas com professores tendo em vista recolher uma mostra do conhecimento, atitudes e comportamentos dos participantes, ou seja, ter um delineamento da pesquisa. Além disso, foram realizadas oficinas, por meio de atividades, utilizando o uso de jornais impressos, revistas, e o uso da plataforma digital, a fim de haver uma relação entre a teoria e a prática, e como consequência o envolvimento entre pesquisador e participante. Os dados coletados foram interpretados a partir da fundamentação teórica, triangulando com os dados obtidos a apartir de questionários, entrevistas e diário de campo analítico das oficinas realizados no decorrer do estudo. Essa pesquisa contribuirá para novos entendimentos do processo ensino-aprendizagem, especificamente, dos gêneros textuais jornalísticos, por ser um recurso midiático responsável pela difusão de conhecimentos, o qual permite infinitas situações de práticas sociais capazes de inserir o indivíduo na sociedade a partir de uma formação mais crítica e reflexiva.

Presidente - 1613135 - CRISTIANO MEZZAROBA
Externo à Instituição - SANDRA VIRGINIA CORREIA DE ANDRADE SANTOS
Interno - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA

Notícia cadastrada em: 04/07/2023 08:39