Banca de DEFESA: ROSA VIRGINIA OLIVEIRA SOARES DE MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSA VIRGINIA OLIVEIRA SOARES DE MELO
DATA: 21/06/2023
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: GÊNERO E GOVERNAMENTALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DO “NOVO” ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Gênero; Governamentalidade; Livros Didáticos; Ensino Médio.

Tomamos como escopo as problemáticas que envolvem as relações de gênero, governamentalidade e livros didáticos (doravante LD) aprovados pelo PNLD. Ancoramo-nos no papel importante que a escola e o currículo (e aqui estão inclusos os LD) exercem na produção desses sujeitos generificados e governáveis através de estratégias cujo fim é garantir o controle sobre a sexualidade das pessoas, sobre seus corpos e o disciplinamento de suas condutas. Desse modo, esta tese adentra o cenário dos materiais pedagógicos voltados para o “Novo” Ensino Médio, em especial os LD de Humanidades aprovados pelo PNLD 2021, observando como se mostra a captura dos/as discentes em proveito de uma governamentalidade. Assim, sob a perspectiva dos estudos pós-críticos de currículo, subjetivação, gênero, governamentalidade e empreendedorismo de si e inspirados em conceitos foucaultianos da análise do discurso, observamos nesses LD como se dão as relações de gênero e o funcionamento da governamentalidade que aí permeiam, atentos à formação das discursividades que produzem saberes sobre a juventude, sobre a diferença e que influenciam as possíveis carreiras profissionais “adequadas” aos estudantes do novo EM. A partir da nossa análise, notamos que, desde a elaboração da BNCC, os documentos, leis e materiais pedagógicos por ela embasados, mobilizam modos de governamento das condutas cujo fim é uma juventude maleável, trabalhadora e autônoma, que atenda os anseios do mercado neoliberal. Vimos que várias são as tecnologias e artefatos utilizados de forma a garantir a captura e o governo dos outros e o governo de si mesmos, supervisionando e regulando indivíduos para mobilizar maneiras de conduzir as condutas, engendrar, reiterar padrões e verdades e produzir sujeitos assujeitados aos poderes, à ética, ao controle da saúde e do corpo com a justificativa de prepará-los para o mundo do trabalho. Diante dessa verdade legitimada pelos saberes encontrados nos LD, encontramos números muito maiores retratando as cenas, profissões e autorias pelas masculinidades, em números que chegaram a ser o triplo das feminilidades. Quando levamos isso em relação às pessoas trans*, chega a ser desolador o silenciamento dessas minorias. Em relação aos afetos, a promoção do modelo tradicional de família arrasta e perpetua consigo que as únicas possibilidades de afeto possíveis nesses LD são aquelas formadas por casais heterossexuais. Além disso notamos a promoção de uma falsa promessa de trabalhos mais livres, que permitissem ao profissional negociar seus contratos de trabalho e gerir seu tempo e esforço de maneira independente, quando, na verdade esse tipo de trabalho reduziu a capacidade de planejamento financeiro do trabalhador, aumentou a desigualdade social, o desemprego e precarização de relações trabalhistas e gerando incertezas nesse âmbito, além de reduzir e desmontar os direitos trabalhistas em todo o mundo. Por fim, entendemos que dificilmente o Brasil se constituirá como uma democracia, diante de tantas desigualdades, e da impossibilidade e que objetivos imprescindíveis aos direitos humanos sejam alcançados. Apesar de acanhados escapes, enfatizamos que a área de humanidades se mostram mais confrontadoras que as outras, do aspecto de discussões em torno das construções de gênero, sexualidade e diversidade.

Interno - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Externo à Instituição - ANN LETICIA ARAGÃO GUARANY
Externo à Instituição - GREGORY DA SILVA BALTHAZAR
Presidente - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO