Banca de DEFESA: ALEXIS MAGNUM AZEVEDO DE JESUS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXIS MAGNUM AZEVEDO DE JESUS
DATA: 24/02/2023
LOCAL: Google meet
TÍTULO: “VIDAS NEGRAS IMPORTAM” PARA A FORMAÇÃO EM DIREITO? A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAS NO CURSO DE DIREITO DA UFS E NAS ESCOLAS DAS CARREIRAS JURÍDICAS DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Formação Jurídica; Genocídio da população negra; Educação das Relações Étnico-Raciais; Currículo; Extermínio; Educação jurídica.

O trabalho analisa a educação das relações étnico-raciais no curso de direitoda UFS e nas escolas das carreiras jurídicas de Sergipe - EJUSE, ESMPSE eACADEPOL - em face do genocídio da população negra, com o objetivo derefletir as possibilidades e limites da formação jurídica enquanto elementocentral de aprofundamento/enfrentamento a esse processo. A pesquisa discuteos significados e resistências ao genocídio da população negra, bem como suarelação com o Direito. A análise do currículo é feita por meio da discussão deuma concepção marxista de direito e educação das relações étnico-raciais,enfatizando a centralidade do hip-hop e o protagonismo das mulheres negrascomo bases para a construção de uma proposta pedagógica radicalmentetransformadora. A metodologia trata de análise documental e entrevistas semi-estruturadas com as coordenações pedagógicas do curso de direito da UFS edas respectivas escolas. Conclui pela formação jurídica enquanto espaço detensão permanente, que majoritariamente tem influenciado no sentido deaprofundamento do genocídio da população negra, e, indica a necessidade deavançar em duas frentes, de um lado, uma profunda reformulação curricularque inclua de fato a educação das relações étnico-raciais na formação jurídica,e, de outro lado, no fortalecimento da auto-organização das comunidadesnegras como práxis de emancipação social.

Presidente - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Externo à Instituição - ILZVER DE MATOS OLIVEIRA