Banca de DEFESA: ANNE EMILIE SOUZA DE ALMEIDA CABRAL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNE EMILIE SOUZA DE ALMEIDA CABRAL
DATA: 14/02/2023
LOCAL: PPGS, didática II, piso superior.
TÍTULO: Organização do arquivo escolar do Colégio Aplicação da UFS: preservação do patrimônio histórico educacional e potencialidades para a escrita da História da Educação
PALAVRAS-CHAVES: Arquivo escolar. Centro de Memória. Colégio de Aplicação. História da Educação. Inventário. Patrimônio histórico educacional.
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Tomando como objeto a documentação permanente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, esta pesquisa tem como objetivo geral propor a organização intelectual da documentação permanente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, custodiada no Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Colégio de Aplicação da UFS, destacando o seu valor como patrimônio histórico educacional e suas potencialidades para a produção de fontes. Diante desse objetivo geral, foram definidos os seguintes objetivos específicos: discutir a relevância da documentação escolar como patrimônio histórico educacional no âmbito da História da Educação; compreender marcos importantes da história do Colégio de Aplicação da UFS; aplicar princípios e técnicas da Arquivologia no processo de organização da documentação; criar um instrumento de pesquisa que garanta um acesso racionalizado à documentação; e relacionar o processo de organização da documentação escolar com um incremento para a produção do conhecimento na área da História da Educação. Definiu-se como hipótese que a organização da massa documental acumulada de uma instituição educativa, seguindo os métodos e as técnicas da Arquivologia e relacionando-os com o conceito de patrimônio histórico educacional, contribui para uma lógica organizacional dos acervos como também na análise dos documentos como potencialidades de fonte para a pesquisa em História da Educação. O marco temporal da pesquisa inicia-se em 1959, ano da fundação da instituição e início da produção documental; e, levando em consideração o “ciclo vital dos documentos” e o tempo de existência da instituição, definiu-se como marco final o ano de 1998. Foram discutidos e/ou empregados na fundamentação da pesquisa, entre outros, os conceitos ou noções de patrimônio histórico educacional (MENEZES, 2011; MOGARRO, 2005), arquivo (BELLOTTO, 2006), arquivo escolar (LUZ, 2013) e centro de memória (CAMARGO; GOULART, 2019). Para a proposta de organização foram construídos o Plano de Classificação da Documentação Permanente do Colégio de Aplicação e o Inventário do Acervo Permanente do Colégio de Aplicação da UFS. A documentação apresenta, entre outras, informações que podem ensejar a problematização a respeito de intelectuais da educação, práticas educativas, disciplinas escolares, história da instituição, profissão e práticas docentes, carreira estudantil. Portanto, o trabalho da organização da massa documental acumulada e a proposta de um plano de classificação, além da construção do inventário atrelada às reflexões dos documentos escolares na dimensão de patrimônio histórico educacional, contribuem para ressaltar potencialidades para a escrita da História da Educação e igualmente para a preservação da memória institucional e de agentes da ação educativa.

Externo à Instituição - ANDRE LUIZ PAULILO
Presidente - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO