Banca de DEFESA: CINTIA APARECIDA ATAIDE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CINTIA APARECIDA ATAIDE
DATA: 10/02/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: ESTUDANTES DE MEDICINA E A RELAÇÃO COM O SABER: O APRENDER A SER-MÉDICO E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Relação com o Saber. Estudante de Medicina. Formação Médica. Educação Médica. Autocuidado. Saúde Mental.

A presente tese tem por objetivo compreender a relação dos estudantes de medicina com o saber no decorrer da formação acadêmica. Para tanto, buscou-se investigar as seguintes questões: (a) sentidos da medicina, (b) os principais motivos para a escolha do curso, (c) os desafios enfrentados pelos/as estudantes nos cenários formativos do curso de medicina, (d) como os estudantes fundamentam os saberes sobre o processo autocuidado no decorrer da formação médica, em especial, questões sobre saúde mental do estudante de medicina. Trata-se de uma pesquisa exploratória e de natureza qualitativa. Utilizou-se o critério de intencionalidade e de saturação dos dados para o delineamento da amostra. Utilizamos como instrumento de coleta de dados o questionário e a entrevista em profundidade. Os partícipes da pesquisa foram os alunos de medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) dos campi Aracaju e Lagarto. Para tratamento dos dados obtidos no questionário utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo e para os dados da entrevista utilizou-se a proposta de análise qualitativa de Minayo (2012). A inspiração fenomenológica foi a abordagem de análise das narrativas que se revelaram no curso desta pesquisa. A noção de Relação com o Saber, de Bernard Charlot, como constructo teórico-conceitual permitiu embasamento para as discussões sobre a relação com o saber do estudante de medicina em seu processo formativo, as figuras do aprender e como se constitui a relação epistêmica, identitária e social sobre o aprender medicina no decorrer da formação. Desvelar os sentidos, os motivos do vir-a-ser médico, como os saberes da medicina são legitimados no decorrer da formação acadêmica são elementos do campo de investigação que essa tese busca alçar. No ato de desvelar as diversas histórias de vida em formação, foi possível perspectivar que a relação do estudante de medicina com o saber é mediada por aprender as dinâmicas da doença, como manejar tecnicamente a prática médica, mas também se circunscreve em aprender a estudar, dominar as habilidades de comunicação e relacionais, regular as questões emocionais ante as demandas da formação e da prática profissional. Ao aprender medicina, fala-se de cuidado, enquanto produção de vida, de subjetividades, de vínculos, de territorialização, que também é mediado pelo sofrimento, pelas dificuldades vividas no cenário formativo, sobretudo pelas questões de saúde mental e adoecimento dos/as estudantes de medicina. Por fim, entendemos que é necessário falar de uma formação médica humana, baseada nos princípios da integralidade em saúde. Contudo, é urgente considerar novas rotas formativas, que valorizem a integralidade como princípio norteador das práticas pedagógicas, assim como se faz necessário nas práticas de atenção à saúde.

Presidente - 731.071.581-00 - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT
Interno - 1785040 - FABIO ZOBOLI
Externo à Instituição - JOSÉ DILSON BESERRA CAVALCANTI
Externo ao Programa - 1153901 - ROSA AMELIA ANDRADE DANTAS