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Banca de DEFESA: ALANA DANIELLY VASCONCELOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALANA DANIELLY VASCONCELOS
DATA: 15/12/2020
HORA: 08:30
LOCAL: meet.google.com/qnk-jqit-okd
TÍTULO: TRILHANDO CAMINHOS DOS SABERES DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Formação de Pedagogos. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Saberes Docentes.
PÁGINAS: 163
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Relacionar as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) com o processo de aprendizagem nos dias de hoje, torna-se essencial para que se construa uma base sólida de formação para aqueles que estão inseridos na educação básica e no ensino superior. No ensino superior, esta relação entre TDIC e o processo de aprendizagem, permite que, os discentes se apresentem mais preparados para a realidade do mercado de trabalho atual, onde, em sua maioria, encontra-se com seus processos cada vez mais digitalizados. Assim, esta tese tem por objetivo geral compreender os caminhos dos saberes docentes acerca da integração das TDIC para a formação dos discentes de Pedagogia na Universidade Federal de Sergipe. O autor selecionado como base para compreender os saberes docentes foi Tardif (2019), por acreditar que ele transita por uma via mais ampla da compreensão do conceito de saber adotado nesta pesquisa. Com isso, esta tese está pautada segundo Marconi; Lakatos (2017) e Richardson (2012), numa pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória e explicativa por ter como finalidade produzir dados voltados a compreensão de atitudes de um determinado grupo, além de descrever características de um fenômeno e permitir a busca por uma familiaridade entre o tema pesquisado e o pesquisador, e de querer explicar o porquê, do que ocorre na realidade estudada. A técnica de análise dos dados foi construída na perspectiva da análise de conteúdo de Bardin (2016), devido a construção minuciosa de detalhes que envolve esta técnica. Ressaltando que, esta tese também é tida como um estudo de caso, segundo André (2005), por se tratar de um estudo que busca destacar as particularidades do objeto de estudo. Como instrumentos de coleta de dados, foi utilizado a aplicação de questionário juntos aos discentes de Pedagogia (UFS), além de entrevista e observação estruturada com os docentes do curso. Chega-se à consideração de que, os saberes docentes influenciam diretamente na construção do conhecimento por parte dos discentes, o que torna necessário a existência de uma cultura de formação continuada, de modo contínuo, como já se diz, por parte destes professores, para que possam contribuir de maneira mais assertiva com a formação dos seus discentes e as tecnologias serem aliadas no processo de construção desses saberes de forma interativa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS
Externo ao Programa - 2624776 - MARIA JOSÉ DANTAS
Externo à Instituição - RODRIGO BOZI FERRETE
Notícia cadastrada em: 25/11/2020 08:46
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