Banca de QUALIFICAÇÃO: THICIANE CRISTINE ANJOS NASCIMENTO

DISCENTE: THICIANE CRISTINE ANJOS NASCIMENTO
DATA: 16/07/2020
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: ENTRE RELAÇÕES E SABERES: O SENTIDO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Financeira. Professor. Relação com o Saber.

A Educação Financeira, entendida nesta pesquisa como componente curricular a ser trabalhado com estudantes desde os anos iniciais de sua escolarização para que discutam, compreendam e reflitam sobre questões relacionadas ao mundo financeiro, tais como produtos financeiros, consumo, poupança, ética, produção, meio ambiente, num processo de ensino que os permita analisar situações e tomar decisões financeiras de forma consciente e crítica, está prevista legalmente na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e no Caderno Complementar do Currículo Sergipano – Projeto de Vida, Educação Empreendedora e Financeira. Apesar de seu caráter legal, e das discussões sobre a temática crescerem desde a implantação da ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira) no ano de 2010, pouco se discute a Educação Financeira sob a ótica do docente. Assim, esta pesquisa objetiva investigar o que é Educação Financeira para professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais e qual o sentido que os mesmos atribuem a este saber. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Os dados serão coletados por meio de entrevistas e da aplicação do balanço do saber. O procedimento de análise dos dados deve seguir uma desconstrução e reconstrução das informações, desconstruir no sentido de separar, de analisar frases, falas, e reconstruir na intenção de dar sentido, de reorganizar as falas, interligando-as e analisando-as a luz da teoria, neste caso, da teoria da Relação com o Saber.

Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Externo ao Programa - 1698733 - ELIANA SAMPAIO ROMAO