Banca de DEFESA: LUCIANO DA SILVA SANTOS

DISCENTE: LUCIANO DA SILVA SANTOS
DATA: 18/12/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DA DIDÁTICA II
TÍTULO: PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA DE ALUNOS SURDOS DO CURSO DE LETRAS – LIBRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Alunos surdos. Curso de Letras – Libras. Língua Portuguesa. Proficiência.
ÁREA: Educação

O presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido no período de 2018 a 2019 e traz como objeto de estudo a proficiência em língua portuguesa escrita de alunos surdos do Curso de Letras-Libras da Universidade Federal de Sergipe – UFS. Nosso objetivo principal era conhecer a proficiência em língua portuguesa de alunos surdos do Curso de Letras – Libras da UFS. A nossa pesquisa teve uma abordagem qualitativa e utilizou como metodologia, o estudo de caso. Alguns questionamentos nortearam a nossa pesquisa, tais como: Quais estudos já trabalharam com temas parecidos a esta pesquisa? Os alunos surdos ingressam no ensino superior letrados em língua portuguesa escrita? São capazes de acompanhar as aulas ministradas e de realizar os trabalhos acadêmicos em língua portuguesa escrita? Esses surdos são bilíngues de modo que consigam usar os livros em língua portuguesa presentes na biblioteca central (BICEN) da UFS? E que permitam interagir em língua portuguesa escrita com os alunos ouvintes? Quais as principais legislações que favoreceram os alunos surdos na sua jornada até entrada no curso superior de Letras – Libras? Quem são os alunos do curso de Letras – Libras da UFS? Quais habilidades da língua portuguesa são demonstradas por esses estudantes? Quais as percepções do aluno sobre o curso de Letras – Libras da UFS? Para ajudar a responder a esses questionamentos, primeiramente realizamos um levantamento do estado do conhecimento dentro da temática abordada, posteriormente abordamos a questão da alfabetização e do letramento em língua portuguesa e do ensino bilíngue, por fim, realizamos o estudo de caso aplicando os seguintes instrumentos de pesquisa: questionário socioeconômico; testes de conhecimento em língua portuguesa; observações e entrevistas. De maneira geral, evidenciamos que o conhecimento das palavras da língua portuguesa ainda é um problema para esse alunado. Acreditamos que os resultados das análises feitas possam contribuir para uma reflexão das necessidades dos alunos surdos do curso de Letras – Libras da UFS.

Presidente - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO
Interno - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA
Interno - 2049228 - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA
Externo à Instituição - JOSÉ ADELMO MENEZES DE OLIVEIRA