Banca de QUALIFICAÇÃO: LYNNA GABRIELLA SILVA UNGER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LYNNA GABRIELLA SILVA UNGER
DATA: 03/04/2019
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGED
TÍTULO: RENEGANDO AS APARÊNCIAS, EXIBINDO AS EVIDÊNCIAS: BIOPOLÍTICA DOS CORPOS NA EDUCAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Corpo. Currículo. Relações de poder. Diferença.

A abordagem do corpo no campo educacional tem sido alvo de problematizações crescentes a respeito das percepções e limitações que o envolvem, não mais sob o enfoque estritamente biológico, sendo, pois, considerado como materialidade significante e discursiva posta em cena. Tecido pela linguagem, o corpo passa a ser lido como constructo histórico-social, sujeito à interpretação. A proposta central desta tese é problematizar o corpo enquanto superfície de inscrição de subjetividades (histórias) em um cenário escolar aracajuano formado por jovens estudantes de ensino médio, a partir dos processos discursivos e dos efeitos da biopolítica nas relações vivenciadas na escola, tendo como referência as relações de poder e o currículo. (A)bordamos o corpo a partir de nossa inscrição no aporte teórico-metodológico pós-crítico, à luz do pensamento de Michel Foucault. Lançamos nosso olhar sobre o corpo que, marcados pela diferença, nos permitem visualizar o entrelaçamento entre a biopolítica,currículo e relações de poderque organizam, classificam, compõem, legitimam e estruturam os corpos no contexto escolar. Tendo como caminho a inspiração etnográfica pós-crítica, tomamos o lugar empírico como lugar de entremeio, território em disputa, em que o corpo como materialidade do sujeitose estabelece e assume posições. Assim, buscamos analisaras práticas curriculares e os processos discursivos de interpelação e de subjetivação que se dá na e pela cultura. Mais do que descrever tais processos, buscamos visualizá-los, de modo a expor ao leitor/a a opacidade de enunciados que materializam formas de o sujeito ocupar lugar no currículo e no espaço a partir de sua inscrição em distintas formações discursivas, que (re)velam diferentes maneiras de conformação da subjetividade.

Interno - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Externo à Instituição - ELZA FERREIRA SANTOS
Presidente - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO
Externo ao Programa - 2465813 - MICHELE DE FREITAS FARIA DE VASCONCELOS