Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSELENE TAVARES LIMA PEREIRA

DISCENTE: JOSELENE TAVARES LIMA PEREIRA
DATA: 23/11/2018
LOCAL: Didática VI, sala 04
TÍTULO: O SMARTPHONE COMO DISPOSITIVO DE APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE CONVERGÊNCIA E MOBILIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Aluno. Aprendizagem. Dispositivo Pedagógico. Smartphone.Tecnologia Móveis.
ÁREA: Educação

Nos últimos anos vivenciamos uma propagação acelerada da telefonia móvel, das várias gerações de celulares e da rápida evolução tecnológica desenvolvida para esses aparelhos. Assim, no campo educacional não tem sido diferente, especialmente na sala de aula, esses aparelhos móveis se fazem presente. Deste modo, questionamos: Como alunos do Ensino Médio podem aprender ao usar seus smartphones nos diferentes espaçostempos, dentrofora da escola? Como os alunos utilizam esses dispositivos móveis na sala e durante as aulas, no processo de aprendizagem e na produção do conhecimento? Nesse contexto, a pesquisa tem por objetivo geral compreender como os discentes do Ensino Médio aprendem com os seus smartphones nos diferentes espaçostempos, dentrofora da escola. A metodologia empregada na pesquisa é de abordagem qualitativa no campo da pesquisa-ação. Elegemos como participantes desta investigação 23 alunos da 1ª Série do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada no município de Nossa Senhora do Socorro - SE. Foram utilizados para levantamento de informações: oficinas pedagógicas, diário de campo, registros fotográficos, gravações de áudio e vídeo das situações vivenciadas na sala de aula, no cotidiano escolar dos praticantes culturais; por fim foram também realizados grupos focais. A análise dos dados da pesquisa será feita a partir da abordagem multirreferencial considerando os aspectos socioculturais e educacionais presentes narrativas dos sujeitos no cotidiano escolar. Os resultados parciais evidenciam que os alunos, do campo em investigação, utilizam em massa o smartphone para diversas finalidades durante as aulas – inclusive para aprendizagem e em todos os espaçostempos dentrofora da escola.

Presidente - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA
Interno - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA
Externo ao Programa - 3308805 - MARIA AMÁLIA VARGAS FAÇANHA
Externo à Instituição - DURCELINA ERENI PIMENTA ARRUDA