Banca de DEFESA: CLÁUDIA SANTANA SANTOS

DATA: 23/02/2018
LOCAL: A definir
TÍTULO: NA TEIA DE RELAÇÕES: A FORMAÇÃO DO ALUNO
PALAVRAS-CHAVES: Cultura; Educação Infantil; Formação; Poder; Saber.

A escola é repleta de multiplicidade cultural, composta por sujeitos singulares, com crenças, valores e costumes adversos. Componente da instituição escolar, o professor exerce sua função social, mas também é singular, repleto de perspectivas, crenças e valores que foram adquiridos em seus distintos espaços de formação, e dentro desta relação singular-profissional há formação de cada aluno. A partir disto, este trabalho tem o objetivo de entender a forma como a cultura do professor influencia na formação do aluno já na educação infantil, com olhar direcionado para as relações que acontecem nas diferentes culturas que regem a prática escolar, destacando as relações de poder, de saber e as marcas culturais deixadas nessa relação. Trata-se de um estudo de caso único, do tipo observacional explicativo realizado em uma escola municipal do agreste sergipano. Contempla a educação infantil e conta com a participação de uma professora do agrupamento etário de cinco anos, denominado pré-Alfabetização B, e seus vinte (20) alunos. Para a coleta dos dados foram utilizadas a entrevista semiestruturada, observação participante e formação do grupo de ação infantil. Este estudo retrata o conceito de cultura pela vertente vigotskyniana, seguindo a vertente da teoria relacional de Norbert Elias, valorizando as múltiplas formações do sujeito. Parte-se da ideia do professor como sujeito com formação além da pedagógica, carregado de crenças, valores e costumes. Com isso, destacou-se, nesse estudo, uma relação de poder distribuída de forma desigual entre professor e aluno. Não há unilateralidade, mas distribuição de chances de poder, o que proporciona movimentos constantes da balança de poder na relação estudada. Observa-se uma relação com o saber centrada na tríade sentido, desejo e mobilização potencializada pelo valor de mercado, atribuindo a escola total responsabilidade sobre a ascensão do alunado, ideia criada nos diferentes espaços de saberes (escola, família e etc.). Além disso, evidencia-se que as marcas culturais perpassam gerações, existentes desde a perpetuação do valor de mercado vinculado a escola até as singularidades do professor que vão deixando marcas no processo formativo do aluno, significativo na forma de reger uma tensão criada no ritmo da relação e a partir daí variadas (re)ações que vão desde o enfrentamento até o silenciamento do alunado e também do professor.

Externo à Instituição - REGINALDO CÉLIO SOBRINHO
Presidente - 2570236 - ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI
Interno - 1619349 - TACYANA KARLA GOMES RAMOS

Notícia cadastrada em: 16/01/2018 10:49