Banca de QUALIFICAÇÃO: FÁTIMA BEZERRA NEGROMONTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FÁTIMA BEZERRA NEGROMONTE
DATA: 02/02/2018
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: INTERFACES ENTRE A PEDAGOGIA E A PSICOLOGIA NOS DISCURSOS DE MANOEL BOMFIM (1917-1932)
PALAVRAS-CHAVES: Discurso. Educação. Formação do professor. Pedagogia. Psicologia. Psicopedagogia

O sergipano Manoel Bomfim (1868-1932) é, hoje, considerado um dos maiores intérpretes do Brasil, desde a colonização até a sua época, período compreendido entre o final do século XIX e o início do século XX. Médico de formação, escritor, educador, psicólogo, e político, Manoel Bomfim ocupou cargos de relevância na área da educação no Rio de Janeiro. Estudou psicologia na França em, em 1902, onde foi orientado por Alfred Binet e George Dumas. Instalou, em 1906, o primeiro laboratório de psicologia do Brasil (Antunes, 2006) e publicou livros fundamentados nas suas experiências empíricas. E, assim, tornou-se um dos pioneiros a convergir trabalhos em pedagogia e psicologia no Brasil. As inúmeras pesquisas publicadas sobre Bomfim focam, predominantemente, em sua produção de cunho historiográfico e sociológico. Destarte, o seu legado no âmbito das áreas da educação e da psicologia ainda permanece pouco investigado. Nessa perspectiva, considerando a escassez de estudos sobre as interfaces entre a pedagogia e a psicologia nos discursos educacionais de Manoel Bomfim, essa tese tem como questão central: Quais as condições de produção dos discursos pedagógicos de Manoel Bomfim, considerando a interface entre a psicologia e a pedagogia e a emergência da psicopedagogia no Brasil? E outras perguntas correlatas: qual a função-autor assumida por Manoel Bomfim nos discursos pedagógicos que proferiu a partir dos lugares institucionais que ocupou? Quais enunciados que ele produziu sobre a pedagogia e sua articulação com a psicologia? Qual era a ordem do discurso, em relação às áreas de conhecimento presentes no cenário educacional? Tendo como referência essas questões, o objetivo central da pesquisa é o de compreender as interfaces presentes nos discursos de Manoel Bomfim entre a pedagogia e a psicologia, considerando as condições de emergência da psicopedagogia no Brasil. E como objetivos específicos: situar os discursos a partir dos lugares institucionais ocupados pelo autor Manoel Bomfim; relacionar os enunciados discursivos de Manoel Bomfim entre a pedagogia e a psicologia; descrever a ordem do discurso educacional da época, estabelecendo relações com outras áreas de conhecimento. Os enunciados discursivos foram extraídos, predominanemente, dos livros Lições de pedagogia (1915) e Noções de Psychologia (1916). Optei como procedimentos metodológicos dessa pesquisa a utilização do método arqueológico foucaultiano de análise de discurso. Nesta fase da pesquisa, já obtive os seguintes resultados: Manoel Bomfim defendia a instrução pública e laica para todos os brasileiros. No entanto, ele mudou de posição ao longo do tempo, pois passou a defender a revolução armada, uma vez que já não acreditava que apenas a educação poderia resolver os problemas brasileiros; suas concepções de educação não se coadunavam com as perspectivas positivistas; preconizava o respeito à criança e a aplicação das descobertas da psicologia nas práticas pedagógicas do professor; desenvolveu pesquisas aplicando os “testes mentais” como instrumento da avaliação da aprendizagem. Considerava a psicologia como uma sistematização científica dos processos educativos, estes teriam como propósito a formação da personalidade do indivíduo. Nessa direção, a educação deveria capacitar o aluno a adaptasse às condições do meio e da vida humana. Assim, a psicologia seria uma disciplina fulcral na formação das normalistas.

Presidente - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL
Interno - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS
Interno - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Externo ao Programa - 1200318 - ROMERO JUNIOR VENANCIO SILVA