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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO CARMO MENEZES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO CARMO MENEZES DOS SANTOS
DATA: 14/12/2011
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 01 . Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente
TÍTULO:

MEMÓRIA INSTITUCIONAL E GESTÃO DE CONHECIMENTOS:
Princípios e práticas de gestão ambiental no ensino superior
MEMÓRIA INSTITUCIONAL E GESTÃO DE CONHECIMENTOS:Princípios e práticas de gestão ambiental no ensino superior


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão do Conhecimento. Sistema de Gestão Ambiental. Ensino Superior


PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Os tipos de apropriação que a Universidade Federal de Sergipe efetua em torno dos
conhecimentos produzidos pela pesquisa, pelo ensino e pela extensão nos últimos vinte anos a
respeito das questões ambientais é o objeto central dessa pesquisa. Trata-se da caracterização
da produção acadêmica em torno das relações entre conhecimento acadêmico produzido,
formação científica e difusão do conhecimento produzido na sociedade através da análise
sobre princípios e práticas relacionadas à gestão do conhecimento no sistema de ensino
superior da universidade. O estudo tem como referência o campo de estudos relacionados à
memória institucional e se desenvolve através do mapeamento da produção acadêmica
produzida sobre meio ambiente, normas, princípios e práticas, explícitas ou implicitamente
presentes na Universidade Federal de Sergipe a fim de demonstrar a relevância da gestão do
conhecimento produzido para a implementação de Sistema de Gestão Ambiental. Almeida
(2007), Andrade (2004), Demo (2001), Dias (2009), Guimarães (1995), Moreira (2001),
Zabot & Mello e Silva (2002), Carvalho e Tavares (2001), Portilho (2005), Sachs (2008),
Tachizawa (2006), dentre outros são os principais autores utilizados para fundamentar
teoricamente esse estudo. A metodologia da pesquisa baseia-se no paradigma interpretativo
cuja natureza é qualitativa e interdisciplinar. A pesquisa é do tipo fundamental. O método
escolhido foi exploratório e descritivo com levantamento de dados qualitativos e
quantitativos. Os principais instrumentos de coleta de informações escolhidos foram
questionário padrão, tabela de registro de fontes documentais e análise de conteúdo. Os
resultados esperados destacam a importância do tratamento da informação e dos
conhecimentos produzidos pelas instituições associado à interdisciplinaridade como a
possibilidade da implantação do Sistema de Gestão Ambiental nas instituições de Ensino
Superior no Brasil.
Os tipos de apropriação que a Universidade Federal de Sergipe efetua em torno dosconhecimentos produzidos pela pesquisa, pelo ensino e pela extensão nos últimos vinte anos arespeito das questões ambientais é o objeto central dessa pesquisa. Trata-se da caracterizaçãoda produção acadêmica em torno das relações entre conhecimento acadêmico produzido,formação científica e difusão do conhecimento produzido na sociedade através da análisesobre princípios e práticas relacionadas à gestão do conhecimento no sistema de ensinosuperior da universidade. O estudo tem como referência o campo de estudos relacionados àmemória institucional e se desenvolve através do mapeamento da produção acadêmicaproduzida sobre meio ambiente, normas, princípios e práticas, explícitas ou implicitamentepresentes na Universidade Federal de Sergipe a fim de demonstrar a relevância da gestão doconhecimento produzido para a implementação de Sistema de Gestão Ambiental. Almeida(2007), Andrade (2004), Demo (2001), Dias (2009), Guimarães (1995), Moreira (2001),Zabot & Mello e Silva (2002), Carvalho e Tavares (2001), Portilho (2005), Sachs (2008),Tachizawa (2006), dentre outros são os principais autores utilizados para fundamentarteoricamente esse estudo. A metodologia da pesquisa baseia-se no paradigma interpretativocuja natureza é qualitativa e interdisciplinar. A pesquisa é do tipo fundamental. O métodoescolhido foi exploratório e descritivo com levantamento de dados qualitativos equantitativos. Os principais instrumentos de coleta de informações escolhidos foramquestionário padrão, tabela de registro de fontes documentais e análise de conteúdo. Osresultados esperados destacam a importância do tratamento da informação e dosconhecimentos produzidos pelas instituições associado à interdisciplinaridade como apossibilidade da implantação do Sistema de Gestão Ambiental nas instituições de EnsinoSuperior no Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2625648 - ANTONIO VITAL MENEZES DE SOUZA
Interno - 426603 - ANTONIO CARLOS DOS SANTOS I
Interno - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
Externo à Instituição - CLAUDIO PINTO NUNES - UESB

Notícia cadastrada em: 09/05/2012 09:36
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