Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIANE DE SOUZA BARBOSA
DATA: 03/03/2020
HORA: 08:00
LOCAL: prodema
TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR
PALAVRAS-CHAVES: Escola. Educação Ambiental. Educação Inclusiva
PÁGINAS: 36
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:
O objetivo geral desta pesquisa é analisar a relação entre a Educação Ambiental e a Educação Inclusiva nas Escolas urbanas do Município de Lagarto/SE. Neste sentido, busca-se Investigar a interrelação da educação ambiental com a educação inclusiva na perspectiva da formação ecológica da pessoa com deficiência no contexto escolar, bem como identificar as ações de educação ambiental escolar que favorecem a inclusão da pessoa com deficiência e descrever o que os docentes pensam a respeito da inclusão da pessoa com deficiência mediante as ações de educação ambiental. A Etnometodologia é a abordagem teórico-metodológica adotada para o desenvolvimento da pesquisa. Os procedimentos metodológicos envolvem estratégias comuns à Etnometodologia, como a utilização de métodos de campo para estudar situações naturais e observar atividades desenvolvidas nos ambientes de interação. Os principais instrumentos de coleta de dados utilizados serão: observação direta, observação participativa, diálogos (conversas informais) e entrevistas com os professores lotados nas salas multifuncionais. Os resultados esperados destacam a relevância dos estudos ambientais ligados à formação destinada aos alunos portadores de deficiência-PcD, bem como novas contribuições e perspectivas para disseminação de outras práticas socioambientais e inclusivas, dentro da proposta interdisciplinar da Educação Ambiental e da Educação Inclusiva, não somente no ambiente escolar, mas sobretudo para toda a sociedade que deve estar inserida ativamente nesse cenário de mudança.