Banca de QUALIFICAÇÃO: SUSANA DE OLIVEIRA SANTANA

DISCENTE: SUSANA DE OLIVEIRA SANTANA
DATA: 31/01/2019
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: A natureza só é boa para quem enxerga? Um estudo sobre o efeito restaurador de ambientes naturais em estudantes universitários cegos.
PALAVRAS-CHAVES: praia, pessoa com deficiência, ambientes restauradores, cegueira
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Diante da maior concentração populacional em espaços urbanos e do menor contato com ambientes naturais, muitas pesquisas têm apresentado resultados consolidados sobre o efeito positivo da interação com ambientes naturais para a saúde, bem-estar, humor e recuperação de processos psicológicos e/ou fisiológicos de estresse, originando na literatura o termo “ambientes restauradores”. A maioria das pesquisas nessa área investiga o contato com a natureza levando em consideração a visão e, em menor frequência, no contato feito através da audição e do olfato. Considerando a influência do ambiente nos aspectos de interação social, desenvolvimento humano e como meio de cuidado com a saúde, autonomia e desempenho social, pesquisas sobre ambientes restauradores podem contribuir para a promoção da qualidade de vida da população geral como na de grupos específicos, como pessoas com deficiência. A escassez de periódicos sobre o contato com a natureza por parte de grupos específicos e/ou minoritários e a falta de pesquisas em países em desenvolvimento ressalta a necessidade de pesquisas nessa área. Portanto, este trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa de abordagem experimental com estudantes universitários cegos, para medir o possível efeito restaurador após a exposição a ambientes de praia.

Presidente - 1545169 - ZENITH NARA COSTA DELABRIDA
Interno - 266.728.008-32 - DANIELA TEODORO SAMPAIO
Externo ao Programa - 2049228 - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA

Notícia cadastrada em: 17/01/2019 08:58