Banca de DEFESA: THIAGO RODRIGO DA CONCEIÇÃO SANTOS

DISCENTE: THIAGO RODRIGO DA CONCEIÇÃO SANTOS
DATA: 26/02/2018
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: A Arqueologia no Licenciamento Ambiental em Sergipe.
PALAVRAS-CHAVES: Arqueologia Pública; Licenciamento Ambiental; Desenvolvimento Sustentável.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A presente investigação tem como objetivo principal analisar a função científica, profissional e socialda Arqueologia Pública no Licenciamento Ambiental através dos aspectos da Ética, Gestão,Legislação, Educação e Desenvolvimento Sustentável tendo como exemplo licenciamentos ambientaiscom relevância arqueológica realizados em Sergipe. Essa pesquisa será ancorada na propostaconceitual da Arqueologia Pública. Para esse estudo utilizamos os métodos de Análise Bibliográfica,Análise Documental e Análise de Conteúdo, para analisar os relatórios de arqueologia preventivaprotocolados na Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN) em Sergipe e analisarmos também bibliografias interdisciplinares em temas comoArqueologia, Licenciamento Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, entre outros que possamauxiliar no desenvolvimento da mesma. Com isso, foi possível expor os conceitos, técnicas, exemplode Arqueologia Preventiva e os principais métodos utilizados na avaliação de impacto ambiental, taiscomo, o Diagnóstico Arqueológico, a Prospecção Arqueológica, o Acompanhamento Arqueológico, oMonitoramento Arqueológico, a técnica de escavação arqueológica como meio de Salvamento/Resgatede Sítios Arqueológicos e a Curadoria e Análise do material arqueológico. Finalmente, no que concerneà conscientização e divulgação dos bens patrimoniais culturais, nos servimos da Educação Patrimonial.Ao longo da pesquisa mostrando também que é necessária a incorporação da preservação e/ouconservação e salvaguarda do patrimônio cultural no âmbito das políticas de desenvolvimentosustentável, com vista à promoção da qualidade de vida e do bem-estar humano para as presentes efuturas gerações.

Externo ao Programa - 2583203 - ALBERICO NOGUEIRA DE QUEIROZ
Presidente - 1698693 - EVALDO BECKER
Interno - 2273536 - LAURA JANE GOMES

Notícia cadastrada em: 29/01/2018 18:15