Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAISE MELO DE ALMEIDA ALVES
DATA: 21/02/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Prodema
TÍTULO: AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: temática ambiental, prática pedagógica, habitus ambiental
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:
O presente estudo buscou analisar a contribuição do curso de formação inicial em Educação Física da UFS- licenciatura e bacharelado para preparar os futuros profissionais para lidar com a temática ambiental. Para alcançá-lo, os objetivos específicos foram: avaliar como os docentes do curso de Educação Física da UFS (licenciatura e bacharelado) contribuem, através de suas práticas pedagógicas, para preparar os discentes para atuarem com a temática ambiental; buscou saber a compreensão sobre como a temática ambiental é desenvolvida em sua formação inicial no curso de Educação Física na UFS e compreender como a temática ambiental se materializa nos cursos de formação (licenciatura e bacharelado) em Educação Física da UFS. A população/amostra contemplou dois grupos distintos, porém entrelaçados no que se refere ao objeto dessa pesquisa. O primeiro foi composto por todos os professores em exercício que ministram as disciplinas componentes da matriz curricular dos cursos de formação em Educação Física da UFS – licenciatura e bacharelado. O segundo grupo foi composto pelos discentes dos cursos de formação em Educação Física – licenciatura e bacharelado, tendo cursado 80% dos créditos totais do curso. A pesquisa descritivo-explicativa, de caráter exploratório, utilizou-se da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), que visa obter através de procedimentos sistemáticos e objetivos, a descrição do conteúdo das mensagens, permitindo a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção destas mensagens. As análises dos dados permitiram concluir que a temática ambiental nos cursos de formação em Educação Física da UFS tem se materializado através de ações pontuais, entretanto a existência de limites não exclui as possibilidades da ambientalização curricular.