Banca de QUALIFICAÇÃO: JONIELTON OLIVEIRA DANTAS

DISCENTE: JONIELTON OLIVEIRA DANTAS
DATA: 10/02/2017
LOCAL: Prodema
TÍTULO: SABERES AMBIENTAIS NA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E SUA OPERATIVIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Saber ambiental. Profissionalização docente. Prática Pedagógica.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A complexidade dos problemas ambientais gerados da relação homem e natureza, colocam a humanidade em alerta e exigem uma abordagem interdisciplinar por parte dos diversos segmentos da sociedade, entre os quais os profissionais docentes. É certo que os diversos problemas ambientais são passíveis de uma resposta educativa, contudo, é necessário que os docentes estejam imbuídos de saberes ambientais necessários à operatividade de sua prática pedagógica, o que perpassa pela formação e profissionalização docente. Partindo do conceito de profissionalização como um projeto pessoal de construção da profissão em que o docente adquire competências e saberes para o aprimoramento da sua prática pedagógica, este trabalho tem como questão norteadora compreender de que modo de relacionam os saberes de caráter ambiental adquiridos em cursos de formação de professores, com o processo de profissionalização dos docentes, e se há aplicação desses conhecimentos em suas práticas pedagógicas. Para tanto, tem-se como objetivo geral analisar a relação e a motivação da busca dos saberes ambientais sistematizados em propostas de cursos de aperfeiçoamento e especialização dentro do processo de profissionalização docente, e se o conhecimento apreendido está sendo aplicado na prática pedagógica. O trabalho persegue os conceitos de profissionalização, profissionalidade e profissionalismo para compreender as motivações internas e externas ao docente. A pesquisa terá como objeto de investigação os professores participantes dos cursos de aperfeiçoamento e especialização em Educação Ambiental ofertado nos Polos do CESAD/UFS no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O percurso metodológico consiste na seleção da amostra dos participantes dos referidos cursos, por meio do preenchimento de dois questionários com a finalidade de extrair elementos essenciais do perfil sociodemográfico do profissional e sua prática pedagógica desenvolvida nos espaços escolares, na perspectiva de categorizar, sistematizar e analisar os dados coletados com base no método da Análise de Conteúdo. Espera-se que os resultados deste estudo apontem as motivações e as relações dos saberes ambientais na profissão docente, e amplie a discussão sobre o efeito dos cursos de formação de professores ofertados pelo MEC, sobretudo os de Educação Ambiental, na prática pedagógica escolar.

Externo ao Programa - 2529251 - BERNARD JEAN JACQUES CHARLOT
Presidente - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
Interno - 279481 - ROSEMERI MELO E SOUZA

Notícia cadastrada em: 11/01/2017 17:54