Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MENANDRO MINHAIN FIGUEIREDO MOITINHO
DATA: 29/01/2016
HORA: 09:00
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: FESTIVAIS PSICODÉLICOS E SUSTENTABILIDADE: um retrato etnográfico da comunidade alternativa do trance
PALAVRAS-CHAVES: Meio Ambiente. Culturas Alternativas. Sustentabilidade
PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:
Os festivais de cultura alternativa, em especial, os festivais psicodélicos de trance, são agrupamentos socioculturais demarcados pela diversidade de estilos de vida, múltiplas marcações ideológicas, pluralidade de práticas sociais contrárias à sistemas de produção econômica e cultural hegemônica. A imersão e partilha de experiências socioculturais diversificadas são dispostas entre os participantes dos festivais pela organização de ambientes cada vez mais voltados à reconexão com natureza, exercendo forte domínio de atração hedonista e preocupação com as questões ambientais e com a sustentabilidade. Nessa pesquisa o objeto central de estudo são as atividades desempenhadas pelos participantes no interior dos festivais psicodélicos de cultura trance e sua contribuição para a formação de uma comunidade pró-ambiental. Pretende-se analisar as práticas socioculturais ocorridas nos festivais de cultura trance, descrevendo-as em profundidade, de modo a identificar quais práticas socioculturais são comumente partilhadas pelos atores sociais do trance e como, em seu conjunto, tais partilhas favorecem à tipificação de uma comunidade pró-ambiental. A abordagem metodológica e os procedimentos de análise da pesquisa serão desenvolvidos a partir do uso da etnografia. Os principais instrumentos da pesquisa são o diário de campo, entrevistas intensivas, conversas informais (gravadas) e filmagens etnográficas de cenários e interações ocorridas durante os festivais. A imersão e a participação ativa do pesquisador nos contextos da pesquisa são indispensáveis para o desenvolvimento do estudo. Espera-se que a pesquisa favoreça o reconhecimento das culturas alternativas contemporâneas como “território fecundo” para a manutenção e ampliação de diálogos sobre os diferentes modos de produção sociocultural atrelada à sustentabilidade e às práticas ambientalmente sustentáveis.