Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARILIA BARBOSA DOS SANTOS
DATA: 29/01/2016
HORA: 08:00
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: ENTRE CRIANÇAS: meio ambiente, mídia e formação sociocultural
PALAVRAS-CHAVES: Meio Ambiente. Formação Sociocultural. Mídia Infantil
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:
O objeto de estudo dessa pesquisa é a influência de desenhos animados na constituição de condutas pró-ambientais de crianças com idade entre seis a onze anos. Busca-se identificar e compreender os etnométodos, ou seja, as maneiras habituais, contextos de interações, opiniões, crenças e explicações que as crianças elaboram em relação aos produtos da indústria multimidiática ligados aos desenhos animados que envolvam as questões ambientais, a exemplo da sustentabilidade, conservação, preservação e futuro do planeta. A Etnometodologia é a abordagem teórico-metodológica adotada para o desenvolvimento da pesquisa. Os procedimentos metodológicos envolvem estratégias comuns à Etnometodologia: experimentos de desarrumação, estudos feitos pelos pesquisadores de suas próprias práticas e sua criação de sentido, utilização de métodos de campo para estudar situações naturais e gravar e transcrever atividades ordinárias. Os principais instrumentos de coleta de dados utilizados são: observação direta, observação participante, diálogos (conversas informais), entrevistas, gravações em vídeo, projeção do material gravado para os próprios atores (participantes), gravações em áudio, notas de campo, além de debates com os participantes sobre os materiais produzidos. Os resultados esperados destacam a relevância dos estudos ambientais ligados à formação sociocultural ocorrida na infância, as associações entre produtos da indústria multimidiática destinada à infância e as condutas pró-ambientais decorrentes.