Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS FREDERICO RESENDE DA COSTA SANTOS
DATA: 28/01/2015
HORA: 10:30
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO ENSINO CONTEXTUALIZADO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental, PCNs, Colégio de Aplicação.
PÁGINAS: 38
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:
Essa pesquisa será desenvolvida no Colégio de Aplicação (CODAP) da Universidade Federal de Sergipe situado na cidade de São Cristóvão. Objetivando conhecer a realidade do ensino fundamental dessa escola em relação à Educação Ambiental (EA), no sentido de saber se existe uma prática permanente das questões ambientais nos currículos escolares e se estas são passadas aos alunos de forma interdisciplinar, como determina os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Evidenciando a temática do meio ambiente e contemplando as realidades locais que sugerem as formas de introdução a Educação Ambiental nos currículos escolares. A metodologia desta pesquisa contemplará uma perspectiva do tipo transversal, descritiva, quali-quantitativa; que levantará informações sobre o objeto de estudo. Serão realizadas visitas in loco e aplicação de um questionário eletrônico online aos docentes e discentes a fim de levantar dados a respeito da EA. A partir dos resultados obtidos, será realizado um comparativo entre as metas dos PCNs sobre o tema transversal meio ambiente. Este trabalho visa incentivar o interesse dos envolvidos pela temática da EA e compreender se realmente o ensino é contextualizado no colégio, caso não, o mesmo será proposto.