Banca de DEFESA: ROSE CLEIDE SANTOS

DISCENTE: ROSE CLEIDE SANTOS
DATA: 12/12/2014
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: Análise do planejamento em educação ambiental e sua implementação em escolas do ensino fundamental em Aracaju.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental, Planejamento, Ensino Fundamental.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A educação ambiental é um elemento essencial da educação e deve ser trabalhada tanto no âmbito formal quanto no informal. A presente pesquisa teve como objeto de estudo o planejamento e a inserção desse componente educacional em escolas de ensino fundamental da rede estadual em Aracaju – SE. Lançou-se como hipótese que as ações de educação ambiental em escolas de Aracaju já estariam de acordo com o planejamento e orientações da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe e que atenderiam as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para temas transversais e das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental. O objetivo principal do estudo foi analisar o planejamento e as orientações da SEED para as ações de educação ambiental e em que medida estavam sendo implementadas em escolas no ensino fundamental de Aracaju. Para tanto foi realizada entrevista com a coordenadora de educação ambiental da SEED e aplicados questionários em 54 professores de 12 escolas Estaduais de Aracaju. Procedeu-se também a análise de Planos trienal e plurianual da SEED. Para análise de dados procedeu-se a análise de conteúdo de acordo com Bardin, das falas e relatos escritos dos participantes e dos Planos examinados. Utilizou-se também o Software IRAMUTEQ. Os resultados indicaram que os Planos da SEED não se encontravam bem definidos em diversas de suas etapas, tais como definição de objetivos específicos, metodologias para as ações e sistemática de avaliação. A entrevista da coordenadora revelou a complexa estrutura da Secretaria que dificulta o contato da sua coordenadoria diretamente com as escolas, com implicações para a implementação do Plano plurianual. Dos professores participantes, a maioria tinha formação nas Ciências Humanas com cerca de oitenta e seis por cento lecionando em séries do ensino fundamental maior. Cerca de sessenta e oito por cento desenvolviam atividades com temáticas de educação ambiental e as definições atribuídas a esse componente da educação indicaram que estavam ligadas à concepção preservacionista. Sobre o conhecimento dos Parâmetros curriculares Nacionais para temas transversais, apenas 33,3% dos professores afirmaram possuir, 87% não conheciam as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental e 88% afirmaram desconhecer o planejamento e orientações da SEED para ações de educação ambiental. Os professores percebiam relações do trabalho com educação ambiental e a qualidade de vida e indicaram a influencia positiva dessas ações em aspectos da qualidade de vida dos envolvidos, tais como limpeza da escola e melhora da relação entre membros da escola. A principal dificuldade e sugestão apontadas pelos participantes da pesquisa referiram-se a institucionalização da educação ambiental com inserção da temática no currículo pedagógico. Conclui-se que há um esforço por parte da CEA para desenvolver projetos, mas a estratégia para que suas orientações cheguem às escolas tem sido falha. Além disso, nas escolas, as ações ainda tem se efetuado de modo pontual e isoladas enfrentando muitas dificuldades para sua realização. O desconhecimento das orientações dos PCN, das DCN e das orientações da SEED indica necessidade de intensificação de formação continuada, além de maior envolvimento da comunidade escolar no planejamento de ações de educação ambiental.

Interno - 2273536 - LAURA JANE GOMES
Presidente - 424732 - MARIA BENEDITA LIMA PARDO
Externo ao Programa - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO

Notícia cadastrada em: 24/11/2014 17:05