Banca de DEFESA: ANA BEATRIZ SANTANA ANDRADE

DATA: 04/11/2014
LOCAL: PRODEMA
TÍTULO: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO ÂMBITO DA TEMÁTICA AMBIENTAL
PALAVRAS-CHAVES: consciência ambiental, educação ambiental, língua inglesa, prática pedagógica.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

O desafio do ensino de um segundo idioma parte do pressuposto de que deve-se existir um fator motivacional que impulsione o aluno ao seu aprendizado e a prática pedagógica dos professores de inglês da educação de jovens e adultos, deve estar aliada à conscientização do aluno da real importância desse processo educacional. Nesse cenário, o processo de formação profissional, e a busca por sua excelência, constitui-se um fator decisivo da superação do fracasso escolar. Partindo deste princípio, surge a ideia de relacionar o ensino da língua inglesa, suas habilidades comunicativas e parte gramatical, a um tema social bastante pertinente e global: a conscientização ambiental. A implementação de ações públicas que garantam um desenvolvimento mais sustentável da sociedade tem gerado grandes discussões, em várias esferas sociais, o que nos faz, enquanto professores, sujeitos desta ação. Assim, nos indagamos: em que medida o meio ambiente, como tema transversal, poderá ser aplicado como contexto para o ensino de língua inglesa? Busca-se, assim, estabelecer uma discussão teórico-prática acerca da importância do meio ambiente como temática para o ensino da língua inglesa; elaborar uma proposta pedagógica para a implementação de procedimentos de ensino da língua inglesa correlacionando com noticiários da mídia sobre as questões ambientais para o ensino de jovens e adultos. O seu dia-a-dia profissional o faz adquirir um conhecimento empírico de seu métier, porém o deixa aquém do potencial que alcançaria com a devida formação. Neste aspecto, disseminar nos alunos a consciência de que ações singulares de vida sustentável fazem uma diferença no processo de conservação do meio ambiente, de modo a ampliar o interesse no aprendizado de um segundo idioma, a partir da elaboração de aulas com a inclusão contextualizada de temas sobre problemas ambientais vivenciados na prática diária, como ponto de partida do ensinar um segundo idioma.

Presidente - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
Externo ao Programa - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO