Banca de DEFESA: RIZIANE FERREIRA DA MOTA

DISCENTE: RIZIANE FERREIRA DA MOTA
DATA: 28/02/2024
LOCAL: Sala 27, nas dependências do PPGCS no Ambulatório de Pediatria do H.U.
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA SENSIBILIDADE À DOR NOS MEMBROS INFERIORES DE MULHERES CORREDORAS DE CURTA DISTÂNCIA E SUA RELAÇÃO COM AS VARIÁVEIS DE TREINAMENTO DE CORRIDA: ESTUDO TRANSVERSAL COMPARATIVO
PALAVRAS-CHAVES: Corrida; Dor Musculoesquelética; Hiperalgesia; Mulheres;
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Introdução: A corrida é um dos esportes mais praticados do mundo e as mulheres estão cadavez mais adeptas à modalidade. Apesar disso, dor e lesões são comuns entre as praticantes,dessa forma, estratégias antecipadas de monitoração dos riscos são necessárias. Objetivos:avaliar a relação entre volume, ritmo e tempo de prática da corrida e medidas de limiar de dorà pressão (LDP) nos membros inferiores (MMII) de corredoras de curta distância;compreender as diferenças ou semelhanças dos LDPs em relação aos homens corredores decurta distância e mulheres sedentárias. Métodos: Trata-se de um estudo observacionaltransversal comparativo de dois braços (Braço 1: mulheres corredoras x homens corredores;Braço 2: mulheres corredoras x mulheres não-corredoras). Foram incluídos 82 indivíduosentre 20 e 54 anos, de ambos os sexos, sendo 33 mulheres e 23 homens corredores de curtadistância (≤ 10 km), com, no mínimo, 3 meses de prática e 20 km de volume de treinamentosemanal; e 26 mulheres não corredoras (≤ 3 meses sem praticar exercícios físicos). Foramcoletados dados antropométricos e LDPs no trocânter maior do fêmur, músculo piriforme,tendão do quadríceps e músculo tibial anterior de todos os participantes através do algômetro.Adicionalmente, os corredores responderam um formulário de acompanhamento da rotina detreinamento/corrida. As análises estatísticas foram realizadas no SPSS Statistics V25.0 econsiderado p<0,05. A normalidade e homogeneidade foi testada pelo Shapiro-Wilk e Levene,respectivamente. Para as comparações, foram aplicados os testes Mann-Whitney, Kruskal-Wallis, seguido do post-hoc de Wilcoxon. Para correlações foi utilizado o teste de Spearman,seguido das análises de regressão. Resultados: Houve influência significativa do volume detreinamento no LDP do trocânter esquerdo de mulheres corredoras, explicando 12% dodesfecho. Além disso, as regressões mostraram que ao aumentar o ritmo da corrida, o LDP dotrocânter esquerdo aumenta em 0,90 kgf, e ao aumentar um ano no tempo de prática, o LDPdo músculo tibial anterior direito e esquerdo aumenta em 0,30 e 0,37 kgf, respectivamente.Homens corredores apresentaram ritmo de corrida mais elevado do que mulheres, comtamanho de efeito alto (U = 128,500; z = -4,187; p = 0,000; r = -0,56), já as mulheresapresentaram uma maior duração nos treinamentos com tamanho de efeito médio (U =225,500; z = - 2,572; p= 0,010; r =-0,34). Os LDPs da região do trocânter e piriforme foramsignificativamente maiores em homens do que em mulheres corredoras e não corredoras,embora entre as mulheres (corredoras e não corredoras) não houve diferença significativa emnenhuma das variáveis. Conclusão: A prática da corrida em mulheres não parece causarhiperalgesia mecânica nos MMII; pelo contrário, há um aumento dos LDPs com o aumento dovolume, ritmo e tempo de prática da corrida, especialmente na região do quadril. Homensdemonstraram maiores LDPs na região do quadril, todavia possuíam um ritmo de corridamuito mais elevado.

Externo ao Programa - 3004147 - DANILO RODRIGUES PEREIRA DA SILVA
Presidente - 1656787 - JOSIMARI MELO DE SANTANA
Externo à Instituição - THIAGO ABNER DOS SANTOS SOUSA

Notícia cadastrada em: 06/02/2024 09:22