Banca de DEFESA: ERIKA THATYANA NASCIMENTO SANTANA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERIKA THATYANA NASCIMENTO SANTANA
DATA: 21/02/2024
LOCAL: Sala 27, nas dependências do PPGCS no Ambulatório de Pediatria do H.U.
TÍTULO: EFEITO DE UMA FORMULAÇÃO FARMACÊUTICA NA FORMA DE SPRAY CONTENDO ÓLEO DE PIQUI CARYOCAR CORIACEUM WITTM NA DOR, INFLAMAÇÃO E FUNCIONALIDADE EM MULHERES COM OSTEOARTRITE DE JOELHO: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO DUPLO CEGO
PALAVRAS-CHAVES: Caryocar coriaceum; Osteoartrite do joelho; Terapia por exercício; Tratamento farmacológico;
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

A osteoartrite (OA) do joelho é uma condição clínica que envolve a degeneração progressiva dasestruturas anatômicas, comprometendo especialmente as cartilagens e os meniscos. Essa condiçãoé uma das principais causas de dor e limitações na mobilidade em todo o mundo, afetando tambéma qualidade de vida dos indivíduos. Diante desse contexto, é contínua a busca por novasabordagens terapêuticas, especialmente, aquelas que envolvem produtos naturais. A espécieCaryocar coriaceum, também conhecida como “piqui”, apresenta propriedades anti-inflamatóriase antioxidantes devido à presença de compostos bioativos, como os ácidos graxos insaturados e
tocoferol. Esses compostos têm a capacidade de reduzir a produção de mediadores pró-inflamatórios, como as citocinas e as prostaglandinas, além de atividade analgésica, auxiliando
no alívio da dor associada à artrite. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos daaplicação de uma formulação farmacêutica em forma de spray contendo óleo de piqui na dor ecapacidade funcional de mulheres com osteoartrite de joelho. Para isso, foi realizado um estudocom mulheres de 40 a 65 anos, com diagnóstico clínico de OA e que eram pacientes deambulatório de reumatologia do Hospital Universitário de Sergipe. Todos os protocolos do projetoforam devidamente aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos daUniversidade Federal de Sergipe (UFS) (CAAE: 6378402290005546). As participantes foramdivididas em quatro grupos: Grupo Fisioterapia, Grupo Terapia Combinada, Grupo Formulaçãoe Grupo Placebo. Foram realizados diferentes testes antes e após o tratamento (8 semanas), dentreeles: coleta de indicadores bioquímicos, aplicação do questionário WOMAC, Escala TAMPA decinesiofobia, Escala de catastrofização da dor, Questionário de Lysholm, Escala verbal numéricapara dor, dinamometria, algometria, fleximetria, teste de caminhada de seis minutos e Time UpAnd Go (TUG). Os dados obtidos foram analisados por meio de ANOVA de duas vias paramedidas repetidas. Observou-se que a formulação contendo piqui proporcionou melhorias emdiversos parâmetros quando comparada ao grupo placebo, incluindo sintomas de dor (F1,13=38,322; p=0,000); força muscular para flexão da perna direita (F1, 16=1,347; p=0,294). flexãoda perna esquerda (F1, 16=1,824; p=0,183), extensão da perna direita (F1, 16=1,453; p=0,264) eextensão da perna esquerda (F1, 16=1,591; p=0,230); modulação condicionada da dor e limiar dedor por pressão (Algometria) (F1, 13=13,827; p=0,000); e amplitude de movimento (F1,14=7,712; p=0,002). Especificamente em relação à amplitude de movimento, somente aformulação foi capaz de promover melhorias significativas no quadro das pacientes. Além disso,os tratamentos com fisioterapia e terapia combinada também demonstraram resultados superioresem comparação ao grupo placebo, modificando diferentes parâmetros avaliados. Com base nosresultados obtidos, a formulação farmacêutica apresentou resultados promissores no tratamentoda osteoartrite, seja como tratamento isolado ou como adjuvante à fisioterapia convencional,podendo ser considerada uma alternativa terapêutica de interesse para novos estudos. Anecessidade de avaliar os mecanismos moleculares envolvidos são requeridos para melhorentender como a formulação tem produzido seu efeito. Ademais, o estudo corrobora com o usopopular do piqui no manejo de dores articulares.

Externo à Instituição - GABRIELA DAS GRAÇAS GOMES TRINDADE
Interno - 1347234 - KARINA CONCEICAO GOMES MACHADO DE ARAUJO
Presidente - 1467719 - LUCINDO JOSE QUINTANS JUNIOR
Externo ao Programa - 1921696 - MARCELA RALIN DE CARVALHO DEDA COSTA