Banca de QUALIFICAÇÃO: YRNA LORENA MATOS DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YRNA LORENA MATOS DE OLIVEIRA
DATA: 06/02/2024
LOCAL: PLATAFORMA DE REUNIÃO REMOTA A DEFINIR
TÍTULO: Perfil Fenotípico e Funcional de Neutrófilos e Biomarcadores Imunológicos em Pacientes COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Imunidade inata; SARS-CoV-2; Neutrófilos;TREM-1;
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

A resposta imune inata contra o coronavírus SARS-Cov-2 resulta na liberação de mediadoresinflamatórios que podem estar associados à gravidade da doença. Os neutrófilos, célulasimunológicas, possuem importante papel na defesa antiviral; no entanto, sua heterogeneidadee alteração do perfil fenotípico pode contribuir no processo inflamatório ocasionado pelaCOVID-19. O receptor expresso em células mieloides (TREM-1) presente na superfície dosneutrófilos indica uma resposta inflamatória potente e, uma ativação maior culmina naliberação de sua forma solúvel (sTREM-1), que foi indicada como um biomarcador degravidade em diversas infecções. O aumento significativo na relação entre neutrófilos elinfócitos circulantes é demonstrado em pacientes com COVID-19 grave. Entretando, após aadministração das vacinas contra o vírus SARS-CoV-2, é de suma importância compreendercomo o sistema imunológico está atuando na defesa antiviral. O objetivo deste estudo foiavaliar o perfil fenotípico e funcional dos neutrófilos em pacientes COVID-19 não vacinadose vacinados, juntamente com a análise do potencial inflamatório do TREM-1 na COVID-19 eoutras infecções virais. O sangue periférico foi coletado de 29 pacientes com COVID-19,sendo 17 pacientes não vacinados e 12 vacinados, internados em unidades de terapiaintensiva. As proteínas séricas, IL-6 e sTREM-1 foram avaliadas por meio de imunoensaiosespecíficos. O fenótipo dos neutrófilos foi determinado por citometria de fluxo usando osseguintes marcadores de superfície: CD11b (adesão celular), CD16 (capacidade fagocítica),CD182 (quimiotaxia), TREM-1 (ativação), HLA-DR (apresentação de antígeno) e CD279(atividade supressora). A frequência e a intensidade média de fluorescência (MFI) dessesmarcadores foram analisadas no software FlowJo v10. Em seguida, foram aplicados testesestatísticos de acordo com a presunção de normalidade dos dados. P<0,05 foi consideradosignificativo. Este estudo estava de acordo com a Declaração de Helsinque(CAAE:34240620.7.0000.5546) e foi fornecido consentimento por escrito. Foram observadosníveis séricos significativamente mais altos de sTREM-1 e IL-6 em pacientes com COVID-19grave não vacinados. Em congruência, os neutrófilos dos pacientes vacinados apresentaramníveis aumentados de TREM-1 (p=0.004) e CD182 (p=0.03). Curiosamente, os neutrófilos depacientes não vacinados com COVID-19 grave expressaram menos CD16 MFI (p=0.006) euma diminuição na população CD16 - CD182 + TREM-1 + (p=0.006). Em contrapartida, ospacientes vacinados apresentaram maior porcentagem de células e MFI e expressando HLA-DR + , com valor de p=0.001 e p=0.002, respectivamente. Enquanto que, os pacientes nãovacinados apresentaram menor porcentagem de neutrófilos expressando PD-L1 (CD274), comvalor de p=0.033. A revisão sistemática e de metanálise foi realizada apenas com pacientescom COVID-19, que mostrou níveis aumentados da forma solúvel do TREM-1 (sTREM-1)entre pacientes com COVID-19 em comparação com controles saudáveis ​​(SMD 1,53; IC 95%0,53-2,52; p < 0,01). Não foram encontradas diferenças entre pacientes com COVID-19 leve amoderada e controles saudáveis, mas níveis mais elevados de sTREM-1 foram demonstradosentre pacientes com COVID-19 grave (SMD 1,83; IC 95% 0,77-2,88; p < 0,01). Nossosresultados mostram uma alteração fenotípica e funcional nos neutrófilos frente a infecção daCOVID-19, bem como a metanálise demonstrou evidências sobre o papel pró-inflamatório doTREM-1 nessas infecções, contribuindo para o perfil inflamatório e para a progressão dadoença.

Externo à Instituição - LUCAS SOUSA MAGALHÃES
Interno - 1977480 - PRISCILA LIMA DOS SANTOS
Interno - 1511959 - TATIANA RODRIGUES DE MOURA

Notícia cadastrada em: 23/01/2024 10:40