Banca de DEFESA: HUGO NILO ALECRIM PINHEIRO

DISCENTE: HUGO NILO ALECRIM PINHEIRO
DATA: 07/02/2024
LOCAL: Sala 27 nas dependências do PPGCS no Ambulatório de Pediatria do H.U.
TÍTULO: SAÚDE MENTAL DE ESCOLARES APÓS O FIM DA PANDEMIA DA COVID-19.
PALAVRAS-CHAVES: Adolescente; Sintomas Depressivos; Ansiedade; Distanciamento Social; Pandemia por COVID-19.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

A emergência global criada pela COVID-19 confirmou que os mais afetados pelo vírus são osmais vulneráveis e marginalizados na sociedade. A pandemia não discriminou, mas teve umimpacto desproporcionalmente negativo sobre as crianças e adolescentes mais desfavorecidassocial e economicamente. Dessa maneira, nesse estudo, objetiva-se avaliar a saúde mental deescolares adolescentes após o período de distanciamento social devido a pandemia porCOVID-19, em uma comunidade com recente episódio de violência e suicídio entre escolares.Objetiva-se também relacionar os achados da presença e intensidade de sintomas de depressãoe de ansiedade com condições sociodemográficas, econômicas e experiências pessoais efamiliares ao contexto do distanciamento social. Para isso foram aplicados os questionários:“Children Depression Inventory” – CDI, Beck’s Depression Inventory” – IDB e“Multidimensional Anxiety Scale for Children” – MASC, além de um questionáriosociodemográfico do participante da pesquisa e outro do cuidador principal. A coleta de dadosfoi realizada no segundo semestre letivo de 2022, com adolescentes com idades entre 15 e 19anos, estudantes de uma escola pública com episódio recente de suicídio entre os alunos einserida numa comunidade com episódio também recente de violência nas escolas. Durantetoda a pesquisa foram realizadas palestras na escola participante, com abordagem de temasrelevantes à prevenção em saúde mental. A análise dos resultados aconteceu categorizada pelapresença ou não de sintomas depressivos e ou ansiosos, de acordo com o ponto de corte decada instrumento (CDI, maior ou igual a 18, IDB, maior ou igual a 10 e MASC, maior ouigual a 56).

Presidente - 577945 - ROSANA CIPOLOTTI
Externo ao Programa - 2359341 - KARLA MARIA NUNES RIBEIRO
Externo à Instituição - SIMONE SANTANA VIANA

Notícia cadastrada em: 16/01/2024 09:02