Banca de DEFESA: THAISA DE OLIVEIRA LEITE

DISCENTE: THAISA DE OLIVEIRA LEITE
DATA: 19/01/2024
LOCAL: Sala 27, nas dependências do PPGCS no Ambulatório de Pediatria do H.U.
TÍTULO: FATORES ASSOCIADOS AO ENVOLVIMENTO RENAL NA ANEMIA FALCIFORME
PALAVRAS-CHAVES: Anemia falciforme; Doença renal crônica; Nefropatia; Proteinúria;
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
SUBÁREA: Clínica Médica
ESPECIALIDADE: Nefrologia

A nefropatia é uma das principais complicações crônicas relacionadas à anemiafalciforme. Dentre os mecanismos fisiopatológicos, destacam-se hemólise e oclusãovascular. Em seus estágios iniciais, manifesta-se com hiperfiltração glomerular e menorcapacidade de concentração urinária. Além disso, proteinúria e hematúria, podendoevoluir para doença renal crônica e, por fim, doença renal em estágio final. O objetivodo presente estudo foi identificar potenciais fatores associados ao envolvimento renalnos pacientes com diagnóstico confirmado de anemia falciforme regularmenteacompanhados no ambulatório de doenças hematológicas benignas do HospitalUniversitário da Universidade Federal de Sergipe. Os dados foram coletados através dasinformações contidas em prontuário médico, com aprovação pelo Comitê de Ética local.Dentre os 134 pacientes elegíveis, 38 foram excluídos por falta de dados sobre ospotenciais preditores de nefropatia, resultando em 96 pacientes. Destes, metade eraconstituída por mulheres e a mediana de idade foi de 23 anos. Sessenta pacientes(62,5%) foram diagnosticados com nefropatia. A idade superior a 20 anos e o tempo deuso de hidroxiureia superior a 5 anos estavam associados a nefropatia (OR = 2.45; IC95% 1.00 – 6.10; p = 0.050) nos pacientes com anemia falciforme. Embora comlimitações relacionadas à análise retrospectiva, a importância do presente trabalho deu-se por evidenciar o nível de atenção à nefropatia falciforme. Desse modo, permitiu-nossugerir a criação de protocolo específico para identificação precoce e seguimentoregular, contribuindo para a redução a longo prazo da morbimortalidade relacionada aesta complicação.

Externo ao Programa - 3113466 - KLEYTON DE ANDRADE BASTOS
Externo à Instituição - LIS CAMPOS FERREIRA
Interno - 3545451 - PAULO RICARDO SAQUETE MARTINS FILHO
Presidente - 577945 - ROSANA CIPOLOTTI