Banca de DEFESA: LARISSA MARINA SANTANA MENDONÇA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA MARINA SANTANA MENDONÇA DE OLIVEIRA
DATA: 18/12/2023
LOCAL: Sala do anexo do Hospital São Lucas
TÍTULO: Determinantes da readmissão hospitalar de pacientes com Insuficiência Cardíaca.
PALAVRAS-CHAVES: Insuficiência Cardíaca. Readmissão do Paciente. Qualidade de Vida.Hospitalização
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Introdução: A Insuficiência Cardíaca (IC) é responsável por elevado número de readmissõeshospitalares com prevalência crescente nos últimos anos. Esses números são responsáveispela redução na qualidade de vida dos pacientes, elevados custos à saúde e aumento nas taxasde mortalidade. Objetivo: Identificar os determinantes da readmissão hospitalar de pacientesdiagnosticados com IC. Metodologia: Trata-se de uma coorte retrospectiva de pacientes comIC, adultos e idosos, de ambos os sexos. Foram coletados, a partir de registro em hospitaispúblicos e privados, dados sobre reinternação em até um ano após a alta hospitalar daadmissão por IC. Foram avaliados também o tempo entre as admissões, o diagnóstico, usodomiciliar de medicamentos, transferência para a UTI e tempo de permanência hospitalar dareinternação. Foi aplicada a Regressão Logística Múltipla para as variáveis preditoras dereinternação. Resultados: Foi observado reinternação em 31,32% (n=109) pacientes daamostra que ocorreram com mediana de 79 dias (intervalo de 2-358 dias) após a altahospitalar da admissão por IC, tempo de permanência hospitalar de 10 dias (intervalo 1-65dias), 39,45% necessitaram de suporte de UTI neste momento e 33,94% apresentaram outrasreinternaçōes em 1 ano. Os pacientes apresentam mediana de 63 anos (intervalo 19-98 anos),sendo 54,6% do sexo masculino, 58,05% idosos e 65,52% utilizavam assistência pública àsaúde. A maioria dos casos de IC (57,06%) foram classificados com NYHA 4 e com medianade Fração de Ejeção (FE) de 43% (intervalo 11 – 92), sendo 40,97% FE reduzida e 38,54%FE preservada. A principal causa de readmissão foi a descompensação da IC. O tipo deassistência à saúde teve associação com as reinternações após a regressão logística.Conclusão: As taxas de reinternação são preditores das condições individuais do paciente edo serviço de saúde em que o paciente está inserido.

Presidente - 426692 - ANTONIO CARLOS SOBRAL SOUSA
Externo ao Programa - 3019008 - DIVA ALIETE DOS SANTOS VIEIRA
Externo à Instituição - INGRID MARIA NOVAIS BARROS DE CARVALHO COSTA
Interno - 1243900 - JOSE AUGUSTO SOARES BARRETO FILHO