Banca de QUALIFICAÇÃO: ALANNA GLEICE CARVALHO FONTES LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALANNA GLEICE CARVALHO FONTES LIMA
DATA: 14/12/2023
LOCAL: Sala 27, nas dependências do PPGCS no Ambulatório de Pediatria do H.U.
TÍTULO: “Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho no Brasil: análise epidemiológica e espaço-temporal”
PALAVRAS-CHAVES: Epidemiologia. Estudos de séries temporais. Análise espacial. Saúde ocupacional. Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Aplicação web.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: Os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT)são um dos principais agravos à saúde do trabalhador, entretanto a suadinâmica espacial, temporal e espaço-temporal tem sido pouco investigada, emespecial no Brasil. Objetivos: a) Analisar os padrões espaciais, temporais eespaço-temporais da incidência de DORT no Brasil entre 2007 e 2019 b)Desenvolver uma aplicação web para auxiliar os profissionais dos serviços desaúde ocupacional na avaliação da LER/DORT. Método: a) Estudo ecológico ede série temporal (2007-2019) que integrou técnicas de análise espacial,temporal e espaço-temporal e incluiu todos os casos notificados de DORT doBrasil; b) A metodologia de desenvolvimento do software combinou osconceitos de design thinking e design iterativo de interface. Foram realizadasduas iterações, nas quais foram implementadas novas funcionalidades erealizados testes de usabilidade, com a aplicação de questionários, a fim deapreender o nível da experiência do usuário. Resultados: a) Um total de93.387 casos foram registrados no Brasil entre 2007 e 2019, com maiorprevalência entre mulheres (52.15%), adultas (52.95%), de escolaridade básica(64.17%), residentes em área urbana (89.67%), empregadas formais (66.17%),que necessitaram de afastamento do trabalho para tratamento (58.53%) eevoluíram com incapacidade temporária (53.46%). As tendências temporaisforam crescentes em todas as regiões, exceto região Nordeste que seapresentou estável. As regiões Norte e Sul foram as que apresentaram maiorincremento percentual, assim como o sexo feminino e a faixa etária de idosos.É importante ressaltar que a incidência de DORT evidenciou dependênciaespacial direta. Clusters espaciais e espaço-temporais foram identificadosespecialmente na região Sudeste, sobrepondo-se ao maior polo econômico-industrial do país. b) A aplicação web resultou em um sistema com acapacidade de organizar, sistematizar e alinhar o atendimento dos profissionaisacometidos por LER/DORT, atendidos nos serviços de saúde ocupacional,além de fornecer relatórios relevantes as instâncias gestoras. Conclusão: OsDORT são um problema de saúde pública ainda negligenciado e responsávelpor grande impacto social e econômico. A aglomeração espaço-temporal,evidenciada sumariamente em uma região, revela conjuntamentesubnotificação nas demais regiões, o que requer a implementação de políticasintersetoriais de vigilância, fiscalização das condições de trabalho einvestimento nas ações de prevenção e promoção da saúde do trabalhador, emque inclui-se a aplicação de um sistema informatizado para melhoracompanhamento do trabalhadores acometidos pelo agravo.

Externo ao Programa - 2356666 - MARIA DO CARMO DE OLIVEIRA
Interno - 2046888 - MÁRCIO BEZERRA SANTOS
Interno - 1511959 - TATIANA RODRIGUES DE MOURA

Notícia cadastrada em: 29/11/2023 10:18