Banca de DEFESA: VANDERLAN OLIVEIRA BATISTA

DISCENTE: VANDERLAN OLIVEIRA BATISTA
DATA: 05/12/2023
LOCAL: Sala 27, nas dependências do PPGCS no Ambulatório de Pediatria do H.U.
TÍTULO: FUNÇÃO COGNITIVA NO ENVELHECIMENTO DE INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIA CONGÊNITA E ISOLADA DO HORMÔNIO DO CRESCIMENTO
PALAVRAS-CHAVES: GH; receptor do GHRH;envelhecimento; função cognitiva; LICA;
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Introdução: As síndromes demenciais são a principal causa de incapacidade em idosos.Seu principal fator de risco é o próprio envelhecimento. Como a secreção do hormôniodo crescimento (GH) diminui com a idade, a administração de GH e agonistas dohormônio liberador do GH (GHRH) têm sido propostas para aliviar o alarmanteaumento de transtornos cognitivos, mas seus impactos apresentam resultadoscontroversos. Indivíduos com deficiência isolada do GH (DIGH) não tratada causadapor uma mutação que inativa o gene do receptor de GHRH (GHRHR), de Itabaianinha,Brasil, apresentam expectativa de vida normal e o período de vida livre de morbidadesdebilitantes (healthspan) mais prolongado. Nossa hipótese é que esta prolongadahealthspan seja acompanhada por um atraso no início do declínio cognitivo que ocorredurante o processo de envelhecimento.Objetivo: Avaliar a função cognitiva em indivíduos acima dos 50 anos com DIGH nãotratada devido à mutação c.57 + 1A → G no gene do GHRHR.Métodos: Trata-se de um estudo transversal com 15 indivíduos com DIGH acima dos50 anos e 15 controles pareados por idade, sexo, anos de estudo e analfabetismo. Foramrealizados exames laboratoriais utilizados na exclusão de causas secundárias desíndromes demenciais e aplicado o Teste de Avaliação Cognitiva Independente daAlfabetização (LICA).Resultados: Todos os indivíduos foram negativos para sorologia de HIV e sífilis. Osindivíduos com DIGH apresentaram níveis séricos de folato, vitamina B12 e hormôniotireoestimulante (TSH) semelhantes aos controles, enquanto a tiroxina livre (T4L) foimais elevada no grupo DIGH. Os indivíduos com DIGH apresentaram uma pontuaçãototal do LICA mais elevada do que os controles, 215 (22,7) vs. 204,2 (18,1), sem atingirsignificância estatística. Os escores de memória, visuoconstrução, linguagem e cálculoforam semelhantes entre os dois grupos, com melhor pontuação em atenção [9,5 (1,4)vs. 8,3 (1,1), p= 0,01] e função executiva [38,3 (4,8) vs. 35,1 (2,5), p= 0,03] no grupoDIGH. MANCOVA revelou que o grupo (mas não a idade) teve um efeito significativonas variáveis ​​​​do LICA (eta parcial ao quadrado 0,455, poder 0,812, p = 0,02). Esseefeito é verificado na atenção (eta parcial ao quadrado 0,216, poder 0,749, p= 0,01) efunção executiva (eta parcial ao quadrado 0,154, poder 0,570, p= 0,03). Nenhum dosindivíduos seja no grupo DIGH ou no grupo controle obteve uma pontuação compatívelcom o diagnóstico de síndrome demencial. O tempo de aplicação do LICA foi similarnos grupos DIGH e controle.Conclusão: A DIGH durante o processo de envelhecimento está associada adesempenho cognitivo total semelhante, mas melhor atenção e função executiva do queos controles.

Interno - 2380197 - JOSELINA LUZIA MENEZES OLIVEIRA
Presidente - 426411 - MANUEL HERMINIO DE AGUIAR OLIVEIRA
Externo ao Programa - 3005748 - RIVIA SIQUEIRA AMORIM

Notícia cadastrada em: 22/11/2023 11:00