Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA MONTARROYOS LEITE

DISCENTE: RENATA MONTARROYOS LEITE
DATA: 24/10/2023
LOCAL: REUNIÃO REMOTA (meet.google.com/rts-ybpp-moz)
TÍTULO: “Associação de linfócitos tumorais infiltrantes e sobrevida global de pacientes com câncer de mama submetidos a quimioterapia neoadjuvante”
PALAVRAS-CHAVES: Biomarcadores; Linfócitos de Interstício Tumoral; Neoplasia de Mama; Terapia neoadjuvante; Sobrevida Global;
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Introdução: Embora os estudos com QNA não tenham mostrado aumento dasobrevida, essa modalidade terapêutica, ela fornece um modelo de validação invivo, capaz de testar a eficácia dos medicamentos. A resposta patológicacompleta (pCR) vista na cirurgia é hoje considerado um importante marcadorde sobrevida em longo prazo. No entanto, alguns pacientes não seguem essepadrão de evolução, destacando as limitações deste parâmetro. Diante disso,destacou-se bastante nos últimos anos a avaliação dos linfócitos tumoraisinfiltrantes como preditores de resposta patológica completa à QTneoadjuvante e de melhores desfechos clínicos. Este estudo pretende, atravésda análise de diferentes amostras de core biópsia coradas com H&E, relacionara quantificação inicial de TILs com o desfecho clínico de pacientes submetidasa quimioterapia neoadjuvante, buscando avaliar a sobrevida global. Objetivos:Avaliar a sobrevida em cinco anos de pacientes com câncer de mama,submetidos a quimioterapia neoadjuvante, correlacionando com a quantidadede TILs nas amostras de biópsia por agulha grossa de tumor antes daquimioterapia. Casuística e Métodos: Trata-se de um estudo de sobrevida,com análises uni e multivariadas, utilizando uma coorte retrospectiva de casostratados no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe, apóspelo menos três ciclos de QNA. Foram avaliados os aspectos clínicos,macroscópicos e microscópicos de cada paciente. Além da estatísticadescritiva, foi utilizado os modelos de riscos proporcionais de Cox para análiseindependente entre cada variável clínica e anatomopatológica e a sobrevida e,para a análise da sobrevida, o método de Kapplan-Mayer. Foi correlacionadaquantidade de TILs do tumor inicial, avaliado nas lâminas de core biópsia, coma resposta patológica completa, estratificado por subtipos moleculares decâncer de mama, bem como com sobrevida global e em 5 anos. Resultados ediscussão: O total é de 46 casos. Não houve diferença estatística entre TILs epCR, mas houve uma maior SV em 5 anos em pacientes com TILs> 5%,Conclusão: TILs pode ser um marcador prognóstico e de SV importante.

Interno - 1213791 - LUIZ CARLOS FERREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 3151716 - THIERS DEDA GONCALVES
Externo à Instituição - CONCEICAO MARIA GUEDES CROZARA

Notícia cadastrada em: 20/10/2023 10:45