Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO DE CASTRO ARAÚJO NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDO DE CASTRO ARAÚJO NETO
DATA: 13/11/2023
LOCAL: Auditório do Departamento de Farmácia do Campus São Cristóvão da UFS
TÍTULO: “ANÁLISE DO PROFISSIONALISMO FARMACÊUTICO À LUZ DA COMPREENSÃO DE SEU PAPEL SOCIAL, ESTRATÉGIAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO”
PALAVRAS-CHAVES: Profissionalismo; Farmácia; Farmacêuticos; Identidade profissional; Socialização profissional;
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

INTRODUÇÃO: o profissionalismo é uma construção complexa e abstrata quejustifica a ascensão de profissões em resposta a demandas sociais. Nosúltimos anos, o interesse no tema aumentou substancialmente na Farmácia,que busca desenvolver uma identidade profissional pautada no cuidado aopaciente. Contudo, isto não é consolidado no Brasil, o que evidencia aproposição de estratégias de operacionalização por meio da compreensão,ensino e avalição. OBJETIVO: analisar o profissionalismo farmacêutico à luzda compreensão de seu papel social, estratégias de ensino e avaliação.MÉTODOS: esta tese foi dividida em quatro etapas. Na etapa 01, um estudoqualitativo compreendeu o papel social da Farmácia no Brasil e a sua evoluçãohistórica, a partir das percepções de líderes formais da profissão. Os dadosobtidos foram tratados por meio da análise de conteúdo. Na etapa 02, umarevisão de escopo caracterizou, na literatura, quais estratégias de formação deidentidade profissional e profissionalismo são utilizadas na Farmácia. As basesde dados “PubMed”, “ERIC”, “Scopous”, “EMBASE” e “Web of Science” foramconsultadas em novembro de 2021. Na etapa 03, a “Modification of Hall’sProfessionalism Scale for Use with Pharmacists” foi traduzida, adaptada aoportuguês brasileiro e avaliada quanto a validade de conteúdo. As propriedadespsicométricas forame examinadas por meio da Análise Fatorial Exploratória(AFE). Por fim, o profissionalismo de farmacêuticos brasileiros foi avaliadoutilizando o mesmo instrumento. Os dados foram expressos por meio deestatística descritiva e inferencial. RESULTADOS: Na etapa 01, 17farmacêuticos revelaram percepções sobre o papel social da Farmácia noBrasil, que promove o acesso à saúde por meio da gestão, cuidado etecnologia. A legislação, o movimento clínico, a educação farmacêutica, omercado de trabalho e atitudes dos farmacêuticos fazem parte da evolução daprofissão. Na etapa 02, 17 estudos atenderam aos critérios de inclusão eapresentaram estratégias para a formação da identidade profissional eprofissionalismo em estudantes de Farmácia. As estratégias consistiam ematividades extracurriculares, cursos, palestras e aconselhamentos sem padrõesde referencial teórico, método, execução, duração e avaliação de efetividade.Na etapa 03, a escala demonstrou validade de conteúdo com coeficientesconsiderados aceitáveis, acima de 0.8. A AFE demonstrou uma estruturasustentada por seis fatores e 39 itens. O índice H sugeriu estabilidade elevadapara todos os fatores, assim como a fidedignidade composta. Na etapa 04,participaram 600 farmacêuticos. Os escores de profissionalismo apresentarammédia de 22,8 pontos. Os farmacêuticos atuantes em consultóriosapresentaram pontuações superiores na maioria dos fatores, sendo estes,altruísmo, educação continuada, conselho profissional, vocação e autonomia.CONCLUSÃO: a complexidade e ambiguidade do profissionalismofarmacêutico exige estratégias de operacionalização capazes de unir ascompreensões de líderes, acadêmicos e trabalhadores em torno darecomposição organizacional da profissão.

Externo ao Programa - 2443982 - ALFREDO DIAS DE OLIVEIRA FILHO
Interno - 1467719 - LUCINDO JOSE QUINTANS JUNIOR
Externo ao Programa - 1694328 - WELLINGTON BARROS DA SILVA

Notícia cadastrada em: 17/10/2023 09:59