Banca de QUALIFICAÇÃO: VANDERLAN OLIVEIRA BATISTA

DISCENTE: VANDERLAN OLIVEIRA BATISTA
DATA: 31/10/2023
LOCAL: Sala 27, nas dependências do PPGCS no Ambulatório de Pediatria do H.U.
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO COGNITIVA EM INDIVÍDUOS IDOSOS COM DEFICIÊNCIA CONGÊNITA E ISOLADA DO HORMÔNIO DO CRESCIMENTO
PALAVRAS-CHAVES: GH; receptor do GHRH;envelhecimento; função cognitiva; LICA;
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Introdução: As síndromes demenciais são a principal causa de incapacidade e dependênciaentre adultos idosos no mundo. O principal fator de risco para o desenvolvimento da doença éo próprio envelhecimento. Como a secreção do hormônio do crescimento (GH) diminui com aidade (somatopausa), a administração de GH e agonistas do hormônio liberador do GH(GHRH) têm sido propostas para aliviar o alarmante aumento de transtornos cognitivos, masseus impactos apresentam resultados controversos. Indivíduos com deficiência isolada do GH(DIGH) não tratada causada por uma mutação que inativa o gene do receptor de GHRH(GHRHR), de Itabaianinha, Brasil, apresentam expectativa de vida normal e um período devida livre de morbidades debilitantes (healthspan) mais prolongada. Nossa hipótese é que aprolongada healthspan dos mesmos seja acompanhada por um declínio cognitivo retardado nasenescência.Objetivo: Avaliar a função cognitiva em indivíduos com DIGH, não tratada, devido àmutação c.57 + 1A → G no gene do GHRHR.Métodos: Trata-se de um estudo transversal com 15 indivíduos com DIGH com mais de 50anos e 15 controles pareados por idade, sexo, anos de estudo e analfabetismo. Foramrealizados exames laboratoriais utilizados na exclusão de causas secundárias de síndromesdemenciais e aplicado o Teste de Avaliação Cognitiva Independente da Alfabetização(LICA).Resultados: Todos os indivíduos foram negativos para sorologia de HIV e sífilis. Osindivíduos com DIGH apresentaram níveis séricos de folato, vitamina B12 e hormôniotireoestimulante (TSH) semelhantes aos controles, enquanto a tiroxina livre (T4L) foi maiselevada no grupo DIGH. Os indivíduos com DIGH apresentaram uma pontuação total doLICA mais elevada do que os controles, 215 (22,7) vs. 204,2 (18,1), sem atingir significânciaestatística. Os escores de memória, visuoconstrução, linguagem e cálculo foram semelhantesentre os dois grupos, com melhor pontuação em atenção [9,5 (1,4) vs. 8,3 (1,1), p= 0,01] efunção executiva [38,3 (4,8) vs. 35,1 (2,5), p= 0,03] no grupo DIGH. MANCOVA revelouque o grupo (mas não a idade) teve um efeito significativo nas variáveis ​​​​do LICA (eta parcialao quadrado 0,455, poder 0,812, p = 0,02). Esse efeito é verificado na atenção (eta parcial aoquadrado 0,216, poder 0,749, p= 0,01) e função executiva (eta parcial ao quadrado 0,154,poder 0,570, p= 0,03).

Conclusão: A DIGH na senescência está associada a desempenho cognitivo total semelhante,

mas melhor atenção e função executiva do que os controles.

Externo ao Programa - 1933157 - CARLA RAQUEL OLIVEIRA SIMOES
Interno - 2380197 - JOSELINA LUZIA MENEZES OLIVEIRA
Externo ao Programa - 3005748 - RIVIA SIQUEIRA AMORIM

Notícia cadastrada em: 10/10/2023 10:00