Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA MARINA SANTANA MENDONÇA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA MARINA SANTANA MENDONÇA DE OLIVEIRA
DATA: 25/08/2023
LOCAL: Hospital São Lucas
TÍTULO: DETERMINANTES DA READMISSÃO HOSPITALAR DE PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
PALAVRAS-CHAVES: Insuficiência Cardíaca; Readmissão do Paciente; Qualidade de Vida; Hospitalização;
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Introdução: A Insuficiência Cardíaca (IC) é responsável por elevado número dereadmissões e apresenta prevalência crescente nos últimos anos. Esses números sãoresponsáveis pela redução na qualidade de vida dos pacientes, elevados custos à saúde eaumento nas taxas de mortalidade. Objetivo: Identificar os determinantes da readmissãohospitalar de pacientes diagnosticados com IC. Metodologia: Trata-se de uma coorteretrospectiva de pacientes com IC, adultos e idosos, de ambos os sexos. Foram coletados, apartir de registro em hospitais públicos e privados, dados sobre reinternação em até um anoapós a alta hospitalar da admissão por IC. Foram avaliados também o tempo entre asadmissões, o diagnóstico, uso domiciliar de medicamentos, transferência para a UTI etempo de permanência hospitalar da reinternação. Foi aplicada a Regressão LogísticaMúltipla para as variáveis preditoras de reinternação. Resultados: Foi observadoreinternação em 31,03% (n=108) pacientes da amostra que ocorreram com mediana de 79dias (intervalo de 2-358 dias) após a alta hospitalar da admissão por IC, tempo depermanência hospitalar de 10 dias (intervalo 1-65 dias), 39,81% tiveram transferência paraa UTI neste momento e 34,26% apresentaram outras reinternaçōes em 1 ano. Os pacientesapresentam mediana de 63 anos (intervalo 19-98 anos), 54,6% do sexo masculino e 58,05%idosos e 65,52% utilizavam assistência pública à saúde. A maioria dos casos de IC(57,04%) foram classificados com NYHA 4 e Fração de Ejeção (FE) de 43% (intervalo 11-92%). A principal causa de readmissão foi a descompensação da IC. As taxas séricas decreatinina e o tipo de assistência à saúde tiveram associação com as reinternações após aregressão logística. Conclusão: As taxas de reinternação são preditores das condiçõesindividuais do paciente e do serviço de saúde em que o paciente está inserido.

Externo ao Programa - 2021286 - LILIANE VIANA PIRES
Interno - 1695058 - MARCO ANTONIO PRADO NUNES
Externo ao Programa - 2097654 - VIVIANNE DE SOUSA ROCHA

Notícia cadastrada em: 07/08/2023 08:04