Banca de QUALIFICAÇÃO: HIANGA FAYSSA FERNANDES SIQUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HIANGA FAYSSA FERNANDES SIQUEIRA
DATA: 18/08/2023
LOCAL: Sala 27, nas dependências do PPGCS no Ambulatório de Pediatria do H.U.
TÍTULO: RECONSTRUÇÃO DE MAMA: RESULTADO COSMÉTICO, SATISFAÇÃO, QUALIDADE DE VIDA E A PROPOSIÇÃO DE UMA NOVA ESCALA DE AVALIAÇÃO ESTÉTICA
PALAVRAS-CHAVES: Câncer de mama; Procedimentos Cirúrgicos Reconstrutivos; Qualidade de Vida; Satisfação do paciente; Estética;
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Introdução: A reconstrução da mama perdida é um tratamento complementar àmastectomia, com o objetivo de recuperar o monte mamário, melhorar a satisfação e aqualidade de vida dessas mulheres. Entretanto há poucos instrumentos de avaliaçãoestética validados e que utilize escalas ordinais, que permita estudos com múltiplosavaliadores. Objetivo: a presente pesquisa objetiva avaliar a reconstrução de mamaconsiderando os resultados estéticos, satisfação e qualidade de vida, comparar a visãoestética do cirurgião plástico com os médicos generalistas e propor uma nova escala deavaliação estética para mamas reconstruídas. Metodologia: Foram incluídas no estudo46 mulheres submetidas a reconstrução de mama no Hospital Universitário daUniversidade Federal de Sergipe. A qualidade de vida foi avaliada através do questionárioWHOQOL-bref e as variáveis sociodemográficas, comorbidades, grau de satisfaçãoquanto a mama reconstruída e dados do tratamento foram colhidos através de uma fichaclínica. Os resultados estéticos foram avaliados através da escala de Garbay-Lowery etambém pela escala sugerida por este estudo, por cinco cirurgiões plásticos, com 10 anosou mais de atuação na Cirurgia Plástica, experientes em reconstrução de mama e membrostitulares da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Foram selecionadas 20 mulherescom os melhores (7), médios (6) e piores (7) resultados estéticos e que foramposteriormente avaliadas por outros 16 cirurgiões plásticos e 16 médicos generalistas. Onível de significância adotado foi de 5% e o software utilizado foi o R Core Team 2023
(Versão 4.3.0). O presente estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa do HU-UFS. Todos os sujeitos do estudo assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido.
Resultados: as pacientes com reconstrução tardia tiveram melhor qualidade de vida nodomínio físico que as pacientes com reconstrução imediata (p=0,032), apesar de não seobservar melhor resultado cosmético nem satisfação com a mama operada. Oposicionamento da mama reconstruída obteve melhor avaliação de satisfação (0,048).Para as pacientes com reconstrução usando Retalho do musculo Grande Dorsal associadoa implante mamário, foi observada uma correlação positiva e significativa entre asatisfação com a mama operada e a forma (r = 0,54, valor-p = 0,026) e a posição (r = 0,68,valor-p = 0,003). Os Cirurgiões plásticos avaliaram melhor o resultado estético daspacientes comparados aos médicos generalistas. A escala de avaliação estética sugeridapor este estudo obteve os coeficientes de correlação intraclasse (CCI) válidos, e 0,9 paraavaliação estética geral da mama e o menor foi para definição do sulco inframamário0,77. A área abaixo da curva variou de 0,85 a 0,97. Conclusão: Este estudo evidenciouque as mulheres reconstruídas se sentem mais satisfeitas com suas mamas reconstruídasquando a neo-mama está mais bem posicionada, apesar deste resultado não impactar naqualidade de vida. As mulheres com reconstrução tardia obtiveram melhor qualidade devida no domínio físico em relação as mulheres com reconstrução imediata, entretanto nãohouve diferenças na avaliação estética nem na satisfação. Os cirurgiões plásticosavaliaram resultado das reconstruções mamárias com notas maiores em relação aosmédicos generalistas, com correlação positiva em relação ao tempo de atuação emcirurgia plástica. A nova escala de avaliação estética sugerida por este estudo pode serconsiderada válida, pois apresentou validação convergente e acurácia diagnóstica.

Externo ao Programa - 1643234 - LIGIA MARA DOLCE DE LEMOS
Externo à Instituição - MARCELA SAMPAIO LIMA
Interno - 577945 - ROSANA CIPOLOTTI

Notícia cadastrada em: 26/07/2023 09:41